O Banrisul decidiu estender por dois anos a validade do concurso realizado em 2023, que originalmente terminaria em março de 2025. A medida visa atender à necessidade de reposição de trabalhadores que se aposentam ou deixam a instituição, além de evitar a realização imediata de um novo concurso, que demandaria mais tempo e recursos. Dessa forma, o banco atende ao clamor da massa de aprovados que ainda aguardam sua oportunidade de ingressar na instituição. É uma bandeira permanente do sindicato a necessidade de se suprir as vagas abertas nas instituições financeiras públicas de forma ágil, garantindo a qualidade do atendimento e evitando a sobrecarga de trabalho dos colegas. Até o momento, o concurso de 2023 já resultou na nomeação de 1.954 novos empregados.
Novas vagas previstas para 2025
Para 2025, o Banrisul promete também realizar um novo concurso público, mas com foco exclusivo na área de Tecnologia da Informação (TI). Apesar dessa medida importante, trazer novos empregados somente para a área de TI não será suficiente para suprir a carência no quadro de funcionários do banco, visto que há um déficit considerável na maioria das áreas. O concurso para TI tem como objetivo reforçar a equipe com profissionais especializados, que são essenciais para o desenvolvimento e a segurança dos sistemas bancários, especialmente diante da crescente digitalização e inovação tecnológica do setor financeiro.
Impactos e expectativas
A prorrogação da validade do concurso de 2023 e a abertura de novas vagas para TI em 2025 ajudam a fortalecer a estrutura do Banrisul. Mas é fundamental que o banco organize novos concursos sempre que o prazo do vigente expirar, pois são imprescindíveis para garantir a reposição adequada de pessoal em todas as áreas. Essa medida assegura a otimização dos recursos humanos do banco, garantindo a qualidade dos serviços prestados à população.
O Sindbancários segue comprometido com a luta por um Banrisul forte, que ofereça um ambiente de trabalho estável e de qualidade para seus funcionários, ao mesmo tempo em que se adapta às novas demandas do setor, investindo em inovação e na capacitação de seu quadro funcional.
Jornalista/Fonte
Imprensa / Sindbancários