Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Saúde | 16/03/2022
Covid-19: Santander nega convocação de gestantes para trabalho presencial em março

O SindBancários Porto Alegre e Região tem recebido várias denúncias de que o Santander estaria convocando gestantes e bancários(as) do grupo de risco para Covid-19 para retorno ao trabalho presencial. As denúncias chegaram de Porto Alegre e também do interior do estado. Outros sindicatos do país também foram alertados por colegas.

Para esclarecer a situação, a Comissão de Organizações dos Empregados (COE Santander) enviou ofício ao banco pedindo reunião. A coordenadora do COE Santander, Lucimara Malaquias, informou que “até o momento não existe qualquer anuência do movimento sindical ao retorno do grupo de risco. Ainda estamos fazendo análises e está prevista uma conversa com o banco, inclusive com a área médica, para esta sexta-feira 18, às 9h. Até lá não pode existir qualquer convocação”.

O diretor do SindBancários e representante do COE Santander, Luiz Carlos Cassemiro, explicou que tão logo os colegas denunciaram a convocação de gestantes e de alto grupo de risco para o retorno do home office, o COE questionou o Santander. O banco negou que haja convocação. “Não nos surpreenderia que o banco esteja fazendo as convocações sem negociação com o movimento sindical. Até porque as últimas ações do banco têm sido de forma unilateral, o que é lamentável”, reforça Cassemiro dizendo que a reunião de sexta é de suma importância pela pauta da saúde dos colegas.

Os bancários do grupo de risco e gestantes que forem convocados para retorno presencial nesta semana devem acionar imediatamente o Sindicato. 

O SindBancários orienta ainda que trabalhadores do grupo de risco e gestantes procurem imediatamente seus médicos assistentes, para que eles avaliem se existem condições para retorno ao trabalho presencial conforme as comorbidades de cada um. 

“A pandemia não acabou, o momento ainda exige cuidados redobrados e existe muita desinformação nas mídias. Para estar bem orientado neste cenário, é fundamental que o bancário se informe através do site e redes sociais do seu Sindicato”, conclui Lucimara.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os(as) bancários(as). Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, fique atento às redes sociais e site do sindicato.

Fonte: Imprensa Sindbancários com informações do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

OUTRAS MATÉRIAS
Banco do Brasil | 21/05/2024
Associados aprovam relatório da Cassi 2023
Documento foi aprovado com 87% do total de votos
Comitê de Crise | 21/05/2024
Comitê de crise discute medidas de apoio aos bancários atingidos pelas enchentes no RS
Entre as medidas estão o abono dos dias de trabalho para os impossibilitados de comparecer, a não abertura de agências sem água ou luz, a suspensão de metas e a garantia de auxílio moradia até que os bancários possam retornar às suas casas
Banco do Brasil | 21/05/2024
BB reforça medidas de apoio aos trabalhadores vítimas de catástrofe no Rio Grande do Sul
BB reforça medidas de apoio aos trabalhadores vítimas de catástrofe no Rio Grande do Sul