Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#BB | 09/07/2025
Conquista do movimento sindical no ACT, Banco do Brasil anuncia ampliação do trabalho remoto

Passa de 19 para 50 o número de escritórios e de 12 para 25 o de superintendências com a combinação do trabalho presencial e remoto.

Em reunião ocorrida nesta terça-feira (08/07), o Banco do Brasil anunciou à Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB) a ampliação do número de escritórios e superintendências com o regime de Teletrabalho Remoto Institucional (TRI), combinando dias de trabalho presencial com dias de trabalho remoto. A partir deste mês de julho, o número de escritórios nesse sistema passará de 19 para 50 unidades, e o número de superintendências de 12 para 25 unidades. 

"A medida de dobrar a quantidade de escritórios que realizam TRI e assegurar que, pelo menos, um escritório em cada estado faça esse trabalho é uma conquista do movimento sindical bancário, assinada na última renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)", explicou a coordenadora da CEBB, Fernanda Lopes.  

"A pauta do home office é uma demanda latente da categoria, principalmente nos escritórios, então nós vemos como um avanço a ampliação e principalmente o cumprimento da proposta da Campanha Salarial de 2024. Agora é trabalhar para a ampliação para dois dias na semana, como já é em outros segmentos", ponderou Priscila Aguirres, diretora do SindBancários e representante dos trabalhadores do RS na CEBB.

Atualmente, nos escritórios onde o teletrabalho já é implementado, os funcionários têm direito a dois dias de home office. Mas, nos 31 escritórios que serão agregados ao sistema, o TRI será de apenas um dia. Na reunião desta terça, a representação do banco destacou que poderá haver, futuramente, uma revisão para aumentar os dias em home office.

"Nas negociações que geraram essa conquista, no ACT, a promessa foi cumprida, de ampliação dos locais com TRI em todos os estados. Mas nós deixamos claro que queremos que esse direito seja nivelado para todas as unidades, para que em todos os locais os funcionários possam ter, pelo menos, dois dias de home office", complementou Fernanda.

O movimento sindical bancário também chamou a atenção para a ampliação do número de dias de home office nas superintendências. Atualmente, em todas essas unidades, os funcionários têm apenas a possibilidade de trabalhar no formato remoto uma vez por semana.

"A ampliação do TRI é uma conquista: têm relação com a qualidade de vida do bancário do BB. E vamos continuar atuando, como movimento sindical, para a manutenção do que já foi conquistado e ampliação do teletrabalho", concluiu a coordenadora da CEBB.

Os trabalhadores serão informados sobre as novas unidades contempladas pela medida até o final da semana, conforme ressaltou a representação do Banco na mesa de negociação.


Fonte: Contraf-CUT, com edição da Fetrafi-RS

OUTRAS MATÉRIAS
#BANRISUL | 07/11/2025
COE leva ao Banrisul demandas da base e reafirma defesa da isonomia
Movimento Sindical colocou em mesa as reivindicações levadas à plenária e usou exemplos concretos do cotidiano para justificá-las.
Movimento Sindical | 06/11/2025
Bancárias compartilham experiências sobre negociação coletiva e igualdade de gênero
Presidenta da Contraf-CUT palestrou na mesa “A negociação coletiva como instrumento político de transformação”, em curso intensivo promovido pela Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, do Ministério das Mulheres
Banco do Brasil | 06/11/2025
Funcionários do BB se manifestam em todo o país contra metas abusivas
Banco impõe metas inatingíveis e transforma o ambiente de trabalho em um campo permanente de cobrança e medo