Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#SANTANDER | 25/02/2025
Contraf-CUT lança campanha em defesa do emprego bancário e contra as terceirizações no Santander

Nos últimos anos, o banco criou CNPJs para contratar como terceirizados pessoas que seguem no serviço bancário; com essa manobra, deixa de pagar direitos da categoria nesses novos contratos.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) lança nesta terça-feira (25/02) uma nova campanha para denunciar as práticas abusivas do Santander, que incluem a terceirização desenfreada e a retirada de direitos históricos dos bancários. A campanha busca desmascarar o discurso publicitário do banco e expor a realidade enfrentada pelos trabalhadores.

Nos últimos anos, o banco criou CNPJs para contratar como terceirizados pessoas que seguem no serviço bancário. Com esta manobra, o Santander deixa de pagar direitos da categoria nesses novos contratos. Por isso, a iniciativa do movimento sindical tem como principal meta informar e conscientizar bancários, terceirizados e clientes sobre os impactos das decisões do Santander. 

"Se trabalha no banco é bancário e tem que ter os mesmos direitos conquistados na Convenção Coletiva da Categoria”, destaca a coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, a dirigente Wanessa Queiroz. 

“A verdade é simples: todos os anos, o setor bancário segue batendo recordes de lucro, que tem relação direta com o trabalho da bancária e do bancário. Então, esses direitos conquistados ao longo de décadas de luta não são favores dos bancos. Ao mudar o contrato de trabalhadores bancários para contrato de terceirizados, vendendo essa movimentação, que retira direitos, como oportunidade, o Santander quer lucras às custas dos trabalhadores, que deveriam estar recebendo o salário de bancário”, lamenta a presidenta da Contraf-CUT e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira.

Compartilhamento de materiais 

Nos próximos meses, serão disponibilizados para os sindicatos e federações materiais informativos e organizados atos de mobilização para reforçar a luta contra a retirada de direitos e a precarização do trabalho.

“A Contraf-CUT reforça que os bancários são uma categoria historicamente reconhecida por suas conquistas e que a luta pela manutenção dos direitos continua. Nosso compromisso é mobilizar e dar voz à verdade", ressalta Neiva Ribeiro, a outra coordenadora do Comando Nacional dos Bancários.


Fonte: Contraf-CUT

 

OUTRAS MATÉRIAS
#ITAÚ | 28/04/2025
Itaú apresenta proposta de PCR com reajuste de 6,25% e ROE de 22,1
COE rejeitou proposta inicial e conseguiu avanço nas negociações da última sexta-feira (25/04).
Banrisul | 28/04/2025
COE e Banrisul pavimentam diretrizes para redução de jornada
O banco acenou positivamente para parte significativa das reivindicações sindicais, reiterando suas contrapartidas
Caixa Econômica Federal | 28/04/2025
Caixa: Representantes dos empregados cobram explicação sobre desligamentos de telefonistas
Informações sobre demissões que impactam na prestação de serviços em agências bancárias circulam na rede. Banco não informou representantes