Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#BANRISUL | 30/01/2025
Fetrafi-RS entrega proposta de acordo para sanar pendências jurídicas com o Banrisul

Negociadores do Banco se comprometeram a dar um retorno dentro de uma semana. Documento envolve auxílio movimentação, tíquete alimentação e reflexos salariais nas comissões dos ONs.

Durante reunião do Coletivo Jurídico da Fetrafi RS, dirigida pelo coordenador Jurídico da entidade, Luiz Carlos Barbosa, foi concluída a proposta de critérios, que visa auxiliar na solução de problemas nos contratos de trabalho de um grande número de banrisulenses, problemas esses gerados pelo próprio Banco, na avaliação dos sindicatos.

Concluída a proposta, a representação do Banrisul participou da etapa seguinte da reunião, na qual se esclareceu cada ponto dos critérios, cujo objetivo é solucionar pendências que se arrastam há algum tempo. 

Os negociadores do Banco se comprometeram a dar um retorno dentro de uma semana. O documento entregue envolve reflexos salariais do auxílio movimentação, do tíquete alimentação e de verbas recebidas pelos ONs.

Após receber o documento, os representantes do Banco se comprometeram a fazer levantamento dos impactos financeiros da proposta apresentada pelo Movimento Sindical, e avaliar com a Direção do Banrisul.

Seguem abaixo as diretrizes elencadas pela Fetrafi-RS:

1º) Que a proposta seja única para os direitos à integração e reflexos do Auxílio Moradia, do Tíquete Alimentação e das verbas fixas dos Operadores de Negócio. Ações já ajuizadas ou não.
2º) Que sejam realizados alguns cálculos paradigmas, para se concluir qual é o valor mensal devido para os reflexos do Tíquete Alimentação e das verbas fixas dos Operadores de Negócio.
3º) Que o valor de cada acordo seja igual à soma dos meses a que cada substituído tem direito relativamente aos reflexos do Tíquete Alimentação e das verbas fixas dos Operadores de Negócio.
4º) Que o número de meses a que cada substituído tem direito (relativamente ao tíquete e aos ONs), seja do período não prescrito mais 36 meses.
5º) Que o direito aos reflexos do Auxílio Moradia tenha base num cálculo médio paradigma, e que seja pago em relação a uma verba vencida e outra vincenda.
6º) Que a contrapartida do Banrisul para a realização dos acordos seja a não integração das três verbas ao salário.

Entenda o caso

Cumprindo a regra da CCT, de tentar solucionar as demandas dos trabalhadores(as) sem a interferência do Judiciário, a Fetrafi/RS e os Sindicatos apresentaram seis temas que haviam ficado pendentes, dos quais, a direção do Banrisul sinalizou que estaria disposta a negociar três deles: Auxílio Movimentação (que sucedeu o Auxílio Moradia), Tíquete Alimentação a empregados admitidos antes da adesão do Banco ao PAT, e gratificação dos Operadores de Negócios (ONs).

No dia 13 de dezembro de 2024, o Coletivo Jurídico da Fetrafi-RS reuniu-se com os representantes do Banrisul para dar início ao processo de negociação. Na ocasião, o Banco solicitou ao Movimento Sindical que apresentasse uma proposta, documento entregue na reunião desta quinta.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetrafi-RS


 

OUTRAS MATÉRIAS
#SANTANDER | 25/02/2025
Contraf-CUT lança campanha em defesa do emprego bancário e contra as terceirizações no Santander
Nos últimos anos, o Banco criou CNPJs para contratar como terceirizados pessoas que seguem no serviço bancário; com essa manobra, deixa de pagar direitos da categoria nesses novos contratos.
#BANRISUL | 25/02/2025
Movimento sindical aguarda retorno do Banrisul sobre pagamento de PPR e PLR
COE pediu antecipação dos recursos no dia 12 de fevereiro, mas o Banco não respondeu à solicitação.
Saúde | 25/02/2025
SEEB Santa Rosa apoia criação de curso de Medicina no município
Documento entitulado “Todos pela Medicina em Santa Rosa” destaca que o Hospital Vida & Saúde conta com condições e capacidade instalada para receber o curso