Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#MOVIMENTOSINDICAL | 14/11/2024
Fetrafi-RS encampa a luta pelo fim da jornada 6 x 1

Redução da jornada de trabalho, luta antiga da classe trabalhadora, pode ser realidade em breve.

Agora é real: a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê a redução da carga horária dos trabalhadores brasileiros de 44 para 36 horas semanais ultrapassou o mínimo de assinaturas necessárias para ser protocolada no Congresso Nacional. 

Erika Hilton, deputada federal (Psol/SP), que encabeça a articulação pela aprovação da medida, anunciou que em breve irá protocolar a medida na Câmara e que os apoiadores buscam produzir consensos em torno do tema. A matéria, que ganhou os notíciários nos últimos dias, tem apoio até de parlamentares do PL, dividindo a direita. 

No Executivo Federal a proposta encontra eco na fala do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que defendeu o fim da escala 6 x 1 sem redução de trabalho, e afirmou que o governo "tem simpatia" pela proposta. E foi além, ao definir a atual jornada como "cruel", em especial para as mulheres. 

No setor bancário, por exemplo, em que a tecnologia cada vez mais tem reduzido os postos de trabalho, os trabalhadores lutam por uma escala de 4 x 3 há bastante tempo, uma forma de usufruir do progresso tecnológico. "Em vários países, já existe a jornada 4 x 3, que são três dias de folga para cada quatro trabalhados. E as empresas que adotaram esse modelo tiveram um resultado positivo, pois o trabalhador descansado e com saúde rende mais no trabalho", observou o diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo. 

O sindicalista acredita que a redução da jornada nos demais setores deve gerar mais empregos. "Há muitos anos a classe trabalhadora luta por isso. Os avanços tecnológicos e as novas formas de gestão do trabalho têm gerado muito desemprego. Nesse contexto, a redução da jornada gera mais postos de trabalho, traz mais saúde para o trabalhador e aumenta a produtividade", defende.

O texto da PEC surgiu a partir de proposta divulgada nas redes sociais pelo recém-eleito vereador Rick Azevedo (Psol/SP), que criou o movimento Vida Além do Trabalho (VAT) para defender o fim da escala de um dia de folga para cada seis dias de trabalho, chamada de escala 6x1. A ideia da mobilização é de tentar emplacar uma dinâmica de expediente apenas durante quatro dias na semana. Um abaixo-assinado com essa proposta já colheu assinaturas de mais de 2,8 milhões de pessoas na internet.

 

Com informações do Brasil de Fato
 

OUTRAS MATÉRIAS
#ECONOMIA | 31/10/2025
Brasil bate novo recorde de carteira assinada, no rendimento real e na queda de desemprego
Junto à menor taxa de desemprego já registrada desde 2012, país apresenta índices positivos no mercado de trabalho: ‘reflexos de investimentos públicos e sociais planejados, que aquecem a economia e melhoram a qualidade de vida de famílias’
#MOVIMENTOSINDICAL | 31/10/2025
Centrais sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da classe trabalhadora
Participaram do encontro a vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, e o presidente a Central, Sérgio Nobre.
#BANRISUL | 31/10/2025
ATENÇÃO BANRISULENSE: NÃO FIQUE DE FORA DO DEBATE!
Participe do encontro virtual para debater PPR