Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#SANTANDER | 25/10/2024
Movimento sindical cobra explicação do Santander sobre possíveis terceirizações

O movimento sindical tem recebido mensagens de funcionários do Santander preocupados com a possível terceirização do cargo de ES (Especialista de Serviços) e pejotização do E1 (Gerente Empresas 1). Segundo os relatos, a terceirização dos ES ocorreria a partir do segundo semestre de 2025 e a pejotização dos E1 até 2027.

Diante do cenário de apreensão gerado por esses relatos, que se somam ao histórico recente de terceirizações massivas no conglomerado, a Fetrafi-RS, o SindBancários Porto Alegre e Região e outros sindicatos de todo o país enviaram ofícios ao Santander cobrando um posicionamento. No documento, a entidade cobra a confirmação da veracidade das informações e a devida transparência do banco para com seus funcionários. Junto a isso, o SindBancários reiterou sua posição contrária à reestruturação fraudulenta que ocorre no banco.

"Os empregados do banco Santander estão horrorizados com as notícias que estão sendo divulgadas nas redes sociais e internamente no banco. As práticas fraudulentas nas redes de agências também geram revolta. Afinal, os bancários contribuem com o lucro do banco e são tratados com muito desrespeito em relação aos trabalhadores da Espanha", protesta Wanessa de Queiroz, dirigente sindical e coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander (COE) do Santander.

“É absurdo o que o Santander vem fazendo com seus trabalhadores. Essa é a gestão do medo, que não dialoga com o movimento sindical e ameaça os seus funcionários. Não vamos admitir este tipo de postura por parte do banco”, reforça o diretor do SindBancários e membro da COE, Luiz Cassemiro. “Há tempos o Santander vem realizando contratações fraudulentas para driblar a Convenção Coletiva dos Bancários e o Acordo Coletivo de Trabalho, que protegem os direitos dos trabalhadores, com o objetivo de reduzir seus custos para aumentar o lucro", completa.

O Sindicato aguarda a resposta do Santander e, caso as informações sejam confirmadas, tomará as medidas necessárias para combater esse retrocesso. Acompanhe as publicações no site e nas redes do Sindicato para se manter informado.


Fonte: SindBancários Poa

OUTRAS MATÉRIAS
NOTA DE PESAR | 30/04/2026
Fetrafi-RS lamenta o falecimento do dirigente sindical Daniel Machado Gaio
Dirigente da Contraf-CUT e da Executiva Nacional da CUT Brasil faleceu nesta quinta-feira (30/04), deixando importante legado de luta social, sindical e ambiental.
Sistema Financeiro | 29/04/2026
Por que a economia cresce, mas o dinheiro não sobra?
Matéria em parceria com o GGN: Quanto maior a taxa Selic, maior é o efeito “boca de jacaré” sobre as economias das famílias ao longo do tempo
Caixa | 29/04/2026
Contraf-CUT cobra resposta da Caixa sobre melhorias em mecanismos de proteção a vítimas de violência
Entidade reforça necessidade de ajustes urgentes para garantir que empregadas não sejam prejudicadas ao recorrer a mecanismos previstos na CCT e no ACT