Banrisul comemora 96 anos neste 12 de setembro e, para marcara a data, o movimento sindical fez um ato em frente a Agência Central do Banco, na Praça da Alfândega, Centro de Porto Alegre. Na ocasião, foi destacada a importância do banco dos gaúchos e das gaúchas.
“Estamos comemorando mais um ano de existência do banco público, do Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Mas, também temos a obrigação de trazer as críticas que temos ao nosso banco. O Banrisul precisa sempre melhorar, precisa de mais contratações e mais agências para melhor atender a população. O Banrisul sempre precisa olhar com mais carinho e mais respeito para os seus trabalhadores e trabalhadoras, que fazem a empresa funcionar e ter lucros”, afirmou o presidente do SindBancários Porto Alegre e Região, Luciano Fetzner, no ato.
O diretor da Fetrafi-RS e funcionário do Banrisul Fábio Soares enfatizou a importância do Banrisul para a economia do estado e o quanto ele foi desvalorizado nos últimos anos, tendo a sua venda cogitada. “De tempos em tempos, a gente tem que realçar a importância do Banco como instrumento financeiro, mas esperamos que ele possa se reestruturar e continuar sendo fundamental para o desenvolvimento do estado”, defendeu.
Funcionária do Banco do Brasil, a diretora do SindBancários Priscila Aguirres ressaltou que o movimento sindical busca a valorização dos funcionários e o fortalecimento dos bancos públicos. “Estamos aqui hoje para fazer a celebração do aniversário do Banrisul, mas também precisamos entender o que representam as nossas instituições e a importância delas para a sociedade como um todo, para a população e para a reconstrução do estado”, disse.
A diretora da Fetrafi-RS e coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banrisul, Raquel Gil de Oliveira, aproveitou o aniversário para cobrar responsabilidade ambiental da diretoria da Instituição e do governo estadual. “É fundamental que nesses momentos a gente festeje, mas que não perca de vista que esta instituição tem responsabilidades em relação ao estado, porque ela pertence a todos nós, gaúchos e gaúchas”, frisou.
Quem também se manifestou foi a secretária geral do Sindicato, Sabrina Muniz, lembrando que o Banrisul ainda mantém agências fechadas desde a enchente de maio, sem perspectiva de reabertura, o que é inaceitável. “Hoje também é um dia de luta, porque é preciso que se avance em muitas questões dentro do Banrisul. A gente vê que o banco está se aproveitando da tragédia para reduzir agências e postos de trabalho e isso nós não podemos aceitar”, finalizou.
Ao final, dirigentes, delegados sindicais e os clientes que passavam próximo ao banco se juntaram para cantar o "Parabéns a Você" e compartilhar os bolos de aniversário.
Fonte: SindBancários Porto Alegre