Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Enchente | 08/07/2024
Pessoas atingidas pelas enchentes em Porto Alegre podem ter direito à indenização

As inundações do mês de maio atingiram fortemente a cidade de Porto Alegre. Boa parte da população foi afetada, precisou se retirar das suas residências, ainda que temporariamente, além de ser privada do acesso aos bens mais básicos para a sua sobrevivência, tais como água, luz, moradia e seu direito de ir e vir.

Nessa fase de reconstrução da cidade, muitas famílias sequer tem sua moradia apta para retorno, e outras tantas, se esforçam para limpar e recuperar as residências, amargando prejuízos de diversas ordens: perda dos utensílios domésticos, roupas, eletrodomésticos, móveis, fotos, lembranças, carros, equipamentos de trabalho, reforma da estrutura material das casas, entre outros. Nesse contexto, surge a questão sobre a responsabilidade por tantas perdas. Será que as famílias devem suportar sozinhas os prejuízos e os investimentos para reconstrução/recuperação de tudo que perderam?

Conforme o Dr. Lúcio Costa, advogado credenciado do SindBancários de Porto Alegre e Região, “o direito assiste a todas as pessoas que são lesados pela ação ou omissão do poder público, em especial quando atua na prestação de serviços públicos. Assim sendo, havendo falha na prestação de tais serviços surge o direito à reparação pelos danos e lesões causadas ao particular". 

Esse entendimento é aplicado às enchentes, quando por omissão ou falha da administração pública a gestão das aguas pluviais e sistemas de drenagens da cidade se mostram ineficientes e/ou incapazes de evitar danos ao patrimônio do cidadão. Há nesse sentido, segundo o advogado, a responsabilização da administração, mediante a demonstração da conduta falha ou omissa na prestação dos serviços públicos e os danos por ela causados, para que repare integralmente todos os prejuízos causados. 

Para saber mais sobre os direitos à reparação e/ou indenização por conta das perdas advindas da enchente, contate o escritório Lúcio Costa & Advogados Associados através do e-mail atendimento@costaadvogados.adv.br e do telefone (51) 99630-6203.

Jornalista/Fonte

Amanda Zulke/Imprensa SindBancários

OUTRAS MATÉRIAS
#ELEIÇÕES2024 | 04/10/2024
Eleição é coisa séria!
Participação social pode contribuir com o fim da corrupção e nos levar rumo à sociedade justa, fraterna e igualitária que tanto sonhamos. Vamos juntos?
#SANTANDER | 04/10/2024
Contraf-CUT denuncia ao MPT práticas antissindicais do Santander
Banco utiliza terceirização fraudulenta para reduzir direitos de trabalhadores ao desenquadrá-los da categoria bancária.
Banrisul | 04/10/2024
Banrisulenses debatem proposta para renovação do PPR
Comissão de Organização de Empregados rejeitou proposta do banco em mesa realizada em 25 de setembro