Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#SAÚDEDOTRABALHADOR | 05/02/2024
SindBancários fecha Banrisul do Bom Fim por condições precárias de trabalho

Na manhã desta segunda-feira (05/02), diretores do Sindicato dos Bancários Porto Alegre e Região visitaram a agência Bom Fim do Banrisul – localizada na Avenida Osvaldo Aranha, n° 1246 – e fecharam o local devido a uma obra que está sendo realizada durante o expediente de trabalho dos bancários. Fios elétricos soltos pelo chão, cobertura do teto expondo a fiação e o encanamento hidráulico, poeira e ruídos de máquinas tornaram o local totalmente insalubre. Em meio a esta situação, os empregados eram condicionados a exercer atividades normalmente. O Sindicato entende que é lamentável que orientações superiores abonem o atendimento de clientes diante do caos.

Os funcionários da agência estavam desde outubro de 2023 trabalhando em péssimas condições, enquanto a agência seguia a rotina diária. Durante este período, dirigentes sindicais já haviam feito contato com a Superintendência Regional Grande Porto Alegre Norte (SUREG) criticando as péssimas condições do local. Na ocasião, a empresa que realiza a obra foi direcionada para trabalhar aos finais de semana, porém os problemas se agravaram, expondo a um ambiente insalubre clientes que utilizam a agência.

Na última semana, em 31 de janeiro, o SindBancários encaminhou ao banco um documento solicitando providências e solução para o caso. A resposta do Banrisul foi uma reunião sugerida para esta segunda, às 16h30, na sede da Superintendência. A reunião não ocorreu e os diretores do SindBancários foram pela manhã até a agência, constatando a inviabilidade de atendimento na agência. No momento, a Agência Bom Fim está interditada e o Sindicato se fará presente o tempo que for necessário, até que o banco encontre soluções para os empregados e clientes da agência. O autoatendimento também permanece fechado.

O diretor do SindBancários Gilnei Nunes reforça os riscos à vida dos clientes e dos trabalhadores. “É inadmissível que o banco realize uma obra do tamanho desta que está sendo feita na agência Bom Fim. É inconcebível que os empregados e clientes permaneçam transitando naquele ambiente durante a execução da reforma. Lamentável que a direção autorize este tipo de reforma que deponha contra a imagem do banco perante a comunidade local e de seus clientes, colocando-os em risco de vida e comprometendo a saúde de todos”, ressalta Nunes.

O diretor do SindBancários Sandro Rodrigues lamenta que as trabalhadoras e trabalhadores tenham passado por essa situação, com a saúde comprometida e riscos iminentes da obra. “É inaceitável que o banco seja tão desatento com os funcionários e com os clientes suscetíveis ao ambiente caótico e perigoso de total insalubridade. Não é possível trabalhar com tanto barulho, poeira e sujeira decorrentes da reforma. Seguiremos com ação sindical monitorando a agência Bom Fim para garantir que nem os colegas bancários e nem os clientes estejam expostos ao ambiente até que a obra seja encerrada”, frisa Rodrigues.


Fonte: SindBancários Porto Alegre e Região

OUTRAS MATÉRIAS
Itaú | 08/05/2024
Itaú Unibanco registra lucro recorde, mas fecha postos de trabalho
Banco lucrou quase 10 Bi e fechou 3.561 postos de trabalho
Enchentes no RS | 07/05/2024
Bancários reivindicam aos bancos solidariedade e prioridade às pessoas
Calamidade pública do Rio Grande do Sul requer condições especiais para trabalhadores e seus familiares
ENCHENTES NO RS | 07/05/2024
Frente a cenário desolador no RS, movimento sindical reivindica aos bancos solidariedade, orientações claras e prioridade às pessoas
Para dirigentes, foco agora deve ser acolher pessoas e salvar vidas