Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#PCFS | 14/12/2023
Pressão do Movimento Sindical arranca cancelamento do novo PCFS no Banrisul

Após adiar por mais de uma vez o prazo para adesão ao novo Plano de Cargos, Funções e Salários (PCFS), a direção do Banrisul decidiu cancelar o processo de migração e restabelecer o Regulamento de Pessoal, atendendo à demanda cobrada com muita insistência pelos Banrisulenses. O Movimento Sindical avalia a resposta do banco como uma grande vitória dos(as) trabalhadores(as), que sofreram muita pressão das chefias para aderirem ao novo modelo.

O impasse em relação ao novo PCFS vem se arrastando há vários meses, porque o movimento sindical detectou problemas graves que acarretariam em prejuízos importantes para quem decidisse migrar. Além disso, o documento foi construído de forma unilateral pelo banco, inclusive deixando brechas para gerar passivo trabalhista no futuro.

Diante disso, o movimento sindical, através do Comando Nacional dos Banrisulenses, iniciou a campanha NÃO MIGRE, orientando os(as) empregados(as) do Banrisul a não aderirem ao novo PCFs e apontando todas as desvantagens para a carreira. Paralelamente, foi instaurada uma mediação via Ministério Público do Trabalho (MPT) para debater o tema com o banco.

"Felizmente, a maioria dos banrisulenses entendeu que era importante rejeitarmos a migração para aquela plano. Esse foi um dos elementos mais importantes que conseguimos demonstrar junto ao MPT, assim como as ilegalidades, a falta de isonomia e a falta de transparência. E isso tudo materializou um entendimento, agora compreendido pela nova diretoria do Banco, de que um plano concebido daquela forma não poderia ser implementado", afirma o presidente do SindBancários Porto Alegre e Região, Luciano Fetzner.

A luta de quase dois anos da categoria resultou em vitória, na medida em que o banco revogou integralmente o novo PCFs, assim como o regulamento de pessoal que, na prática, criava duas categorias de funcionários do Banrisul (migrados/novos e não migrados). Na tarde desta quinta-feira (14/12), o Banrisul respondeu que atenderá à reivindicação dos(as) funcionários(as) através da revogação das resoluções 5380 e 5378. "Com essa posição apresentada pelo Banco, ficam resolvidos problemas graves como o da extinção do ADI e de os novos não terem direito ao mesmo número de ABAs", explica Fetzner. 

De acordo com informações do banco, somente cerca de 1.500 empregados e empregadas da ativa haviam assinado o termo em que afirmavam a intenção de migrar para o novo plano. Já os(as) cerca de 1.000 novos(as) empregados(as) que ingressaram recentemente através do concurso, já foram contratados dentro das novas regras. O banco não acatou a proposta do Movimento Sindical de unificar os quadros, ainda que tenha afirmado o estabelecimento de uma mesa de negociação sobre o PCFS.  

Raquel de Oliveira Gil, diretora da Fetrafi-RS, comemora o fato do Banrisul ter reconhecido finalmente a necessidade de cancelar o PCFS e o Regulamento de Pessoal. "Essa é uma conquista nossa, de todos os Banrisulenses, que persistimos e não desistimos. Agora teremos novamente o ADI, inclusive garantido para os novos colegas, e a inclusão dos 5 ABAs. Temos muito a comemorar nesse final de ano, porque conseguimos reverter um quadro que implicaria a perda de direitos históricos", disse. 

Na última reunião, no dia 6 de dezembro, o Comando apresentou as seguintes demandas: 

1. Revogação das novas resoluções do Regulamento de Pessoal;
2. Unificação dos quadros novo e antigo (isonomia);
3. Revogação da migração;
4. Restauração dos padrões de comissionamento.

Confira a íntegra da proposta do banrisul: 

1. Não implementação do "Novo" PCSF;
2. Revogação da Resolução 5378, visando restabelecer o Regulamento Pessoal, propondo algumas alterações:
2.1. A extinção dos Padrões Graduados “A”, “B” E “C”, o Quadro A passará a ter 11 letras no padrão e mais o salário de ingresso: “A”, “B”, “C”, “D”, “E”, “F”, “G”, “H”, “I”, “J”, “K” e salário de ingresso;
2.2. Quantidades de promoções e percentuais para o Quadro A nível médio e Quadros de TI: para os empregados admitidos até a entrada em vigor do Regulamento publicado em 24.02.23 (RES. 5378), manter o status quo ante, no que diz respeito aos percentuais de 50% por merecimento e 50% por antiguidade. Para os empregados admitidos posteriormente, ficam estabelecidos os percentuais para promoção de 75% (de dois em dois anos) por merecimento e 25% (de cinco em cinco anos) por antiguidade;
3. Revogação da Resolução 5380, visando o restabelecimento do Adicional da Dedicação Integral (ADI), para as funções comissionadas;
4. Reestabelecimento dos 5 (dias) de Abono Assiduidade (ABA), nas mesmas regras anteriores.

Vale ressaltar que as alterações propostas nos itens 2.1 e 2.2 não estavam entre as reivindicações do Movimento Sindical. A ideia é construir, ao longo de 2024, uma proposta de plano de carreira em conjunto com os(as) trabalhadores(as). 

 

Texto: Maricélia Pinheiro/Verdeperto Comunicação

OUTRAS MATÉRIAS
Bradesco | 15/06/2026
Contraf-CUT garante abono das horas durante jogos do Brasil na Copa do Mundo
Atendendo reivindicação apresentada pela entidade ao setor bancário, Bradesco confirma que funcionários liberados para acompanhar as partidas da Seleção Brasileira não precisarão compensar as horas não trabalhadas
Banrisul | 12/06/2026
Inscreva-se para o 33º Encontro Nacional dos Banrisulenses
Evento ocorre nos dias 27 e 28 de junho de 2026, no Clube do Comércio, em Porto Alegre
Caixa | 12/06/2026
41º Conecef vai debater os desafios das empregadas e dos empregados da Caixa e preparar a Campanha Nacional
Representantes do pessoal da Caixa de todo o país se reúnem entre os dias 17 e 19 de junho, em São Paulo, para definição das propostas e estratégias de luta da categoria