Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Fórum Banrisul | 01/12/2023
Fórum discute caminhos para os bancos públicos no desenvolvimento do Rio Grande do Sul

Na próxima sexta-feira, 8 de dezembro, a partir das 10h, será realizado o “Fórum de debates sobre papel público no sistema financeiro gaúcho" no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A iniciativa visa reunir dirigentes, funcionários e setores sociais que se relacionam com o Banrisul, o BRDE e o Badesul, para projetar o futuro do sistema financeiro público gaúcho. 

O Fórum vai contar com a participação do presidente do Banrisul, Fernando Lemos, do presidente do Badesul, Claudio Leite Gastal, do vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, de dirigentes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (FETRAFI-RS) e do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, além de representantes de setores econômicos e culturais do Estado.

Evento tem entrada livre

O diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo, destaca que o evento é ponto de largada para um amplo debate sobre o papel dos Bancos Públicos, especialmente o Banrisul para a sociedade gaúcha. A estratégia denominada “Fórum o Banrisul que queremos” deve percorrer todo o Estado do Rio Grande do Sul no ano que vem discutindo com clientes, funcionários, municípios, setores culturais e entes públicos como fazer um Banrisul melhor. “A categoria bancária pode contribuir neste sentindo, repensando as relações de trabalho dentro do banco e propondo ações para fortalecer o Banrisul como grande indutor da economia em todos os cantos do Estado”, afirma. 

O presidente do Sindbancários de Porto Alegre e Região, Luciano Fetzner, lembra que o papel do Banrisul deve combinar as características de, ao mesmo tempo, ser um banco socialmente relevante e economicamente eficiente.  “Poucos estados têm o privilégio de contar com um banco público local para financiar o desenvolvimento regional. O Banrisul é essencial para melhorar a distribuição de recursos e crédito com o objetivo de reduzir as desigualdades de diversas localidades gaúchas. Por isso, o movimento sindical lutou tanto nos últimos anos contra a ideia de privatizar o banco público”, afirma.
 

“Fórum de debates sobre papel público no sistema financeiro gaúcho"
Sexta-feira, 8 de dezembro
10h
Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre
 

OUTRAS MATÉRIAS
Encontro de Formação | 20/02/2024
Desafios para levar formação às bases domina debate no 1º dia de encontro nacional
Em evento, que segue até o dia 21, representantes da Contraf-CUT, sindicatos e federações realizam balanço de 2023 e elencam os desafios para fortalecer atividades da formação nas bases e nas comunidades
Banco do Brasil | 20/02/2024
BB: sindicatos pedem instalação de grupo de trabalho sobre demandas de incorporados
Trabalhadores pedem a imediata migração de egressos de bancos incorporados, como Banco Nossa Caixa, à Cassi e Previ, nos mesmos moldes dos demais colegas
#BRADESCO | 19/02/2024
Entenda a PLR do Bradesco
COE esclarece dúvidas sobre valor menor que o esperado.