Em mais uma vitória do Movimento Sindical Bancário, a direção do Banrisul anunciou nesta terça-feira (05/09), que irá pagar a primeira parcela de PLR e a antecipação da PPR no dia 12 de setembro, data em que o banco comemora 95 anos. O novo presidente, Fernando Lemos, decidiu também acatar o pedido da Fetrafi-RS e do SindBancários Poa e Região e autorizou a redução do gatilho da PPR para 9%.
Raquel Gil, diretora da Fetrafi-RS e coordenadora do Comando Nacional Banrisulense, comemora a vitória: "Enviamos ofício ao novo presidente no dia 18, quando foi anunciada a mudança no guidence de 11% a 15% para 9% a 13%, pedindo a redução do gatilho da PPR. Durante a visita de Fernando Lemos à Fetrafi-RS, no dia 23, reforçamos a reivindicação. A nova direção do Banrisul se mostrou aberta ao diálogo, o que facilitou nossa conquista", avalia.
Para o também membro do Comando e presidente do SinBancários Poa, Luciano Fetzner, o fato de a diretoria do Banrisul ter acatado a solicitação de que a meta de ROAE acompanhasse o mesmo percentual de redução do guidance é um sinal de boa fé e de preocupação com os banrisulenses. "O gesto do nosso banri hoje nos apresenta um cenário promissor. Temos pautas tão urgentes quanto complexas a enfrentar, como é o caso do plano de cargos e dos passivos. Acredito que retomarmos essas discussões também com diálogo franco trará boas soluções, para os trabalhadores e para a instituição. Todos têm a ganhar com isso", disse Fetzner.
Participaram da reunião para assinatura do acordo a diretora da Fetrafi-RS, Raquel Gil de Oliveira, o presidente do SindBancários Poa e Região, Luciano Fetzner, o diretor da Fetrafi-RS, Luiz Carlos Barbosa e o Superintendente de RH do Banrisul, Gaspar Saikoski.