Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#AÇÃOTRABALHISTA | 29/08/2023
SindBancários paga processo de horas extras a analistas da UGRC do Banrisul

O SindBancários realizou, nesta terça-feira (29/08), o pagamento para os 32 banrisulenses beneficiados na ação coletiva de horas extras dos analistas da Unidade de Gestão de Riscos Corporativos (UGRC). Este foi o primeiro processo pago pelo banco aos analistas, por meio de acordo realizado entre o Sindicato e a instituição.

O acordo foi construído entre as Assessorias Jurídicas da entidade e do Banrisul, ao longo de seis meses de intenso diálogo. O processo em questão estava em uma etapa mais avançada e possuía peculiaridades que o elencaram como o primeiro passível de acordo. Ajuizada em 2015 contra o banco, a ação tramitou sob o nº 0021731-58.2015.5.04.0012 e postulou as horas extras (7ª e 8ª) dos analistas da UGRC.

Um dos beneficiados, Rogério* destaca a importância da iniciativa do SindBancários visando uma reparação antecipada de questões trabalhistas distorcidas. “Esses processos judiciais possibilitam a concretização de alguns sonhos dos trabalhadores, que, sem isso, só poderiam realizá-los ao final da carreira. Assim, conseguimos proporcionar às nossas famílias uma maior qualidade de vida ao longo da carreira e não apenas na aposentadoria, quando, muitas vezes, já estamos com a saúde debilitada”, comenta.

Para ele, a importância da representação sindical se dá pela busca da justiça no desempenho do trabalho de forma coletiva, objetivando sempre mitigar os danos que os trabalhadores sofrem diante de um sistema que sempre fortalece o lado do empregador. “Por isso, a sindicalização é essencial no sentido de fortalecer uma luta conjunta, pois só assim é possível conquistar avanços, tanto nas questões salariais quanto laborais, de saúde, além da consciência coletiva e melhoria na integração com a sociedade”, finaliza.

O presidente do Sindicato, Luciano Fetzner, afirma que o acordo foi uma grande conquista coletiva. “Estamos muito felizes com esse passo dado hoje. E esperamos que as premissas definidas nele se consolidem como paradigma na discussão de 7ª e 8ª hora, levando a direção do nosso Banrisul a negociar uma solução para todos os demais processos que seja justa, segura e equilibrada. Com isso, ganham o Banrisul e, também, seus funcionários”, defende.

Sílvia Chaves, diretora do SindBancários e funcionária do Banrisul, ressalta a importância dessa primeira ação paga, no sentido de ampliar para todas as outras ações. "Mas ao mesmo tempo que nos deixa muito satisfeitos que os colegas estejam recebendo, também temos um cuidado em relação ao montante de passivo trabalhista, para mantermos um Banrisul público e forte".

O assessor jurídico do Sindicato, Ricardo Pretto, informa que “as outras 53 ações coletivas que postulam o pagamento de horas extras dos analistas das outras unidades do Banrisul ainda estão em andamento no Judiciário, em diferentes etapas de tramitação”. O SindBancários ressalta que continua empregando esforços para que os processos avancem, no sentido de garantir o direito dos banrisulenses ao pagamento da 7ª e 8ª hora.

Fonte:  SindBancários Poa e Região

OUTRAS MATÉRIAS
Saúde | 24/04/2025
Contraf-CUT leva as demandas dos bancários à 1ª Conferência Livre Nacional de Saúde
O evento da CUT reunirá lideranças sindicais de todo o país para construir propostas para a 5ª CNSTT, que ocorrerá de 18 a 21 de agosto
Banco do Brasil | 24/04/2025
Entidades reforçam busca por solução permanente para custeio da Cassi em nova rodada de negociação com o BB
Negociação avança com propostas das entidades baseadas na nova resolução CGPAR 52 e foco em solução definitiva para a assistência à saúde
Conferência Livre de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora | 23/04/2025
"Sindicato deve ser um lugar de acolhimento e solidariedade", afirma estudioso em gestão de pessoas
Francis Meneghetti, professor de Administração na UTFPR, atentou para o fato de muitos sindicatos estarem adotando um modelo de gestão empresarial e indo na contramão da finalidade para a qual foram criados.