Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

PCFS | 07/06/2023
Comando questiona direção do Banco e pede que assine compromisso de isonomia

O polêmico PCFS do Banrisul, imposto aos (às) trabalhadores (as) sem qualquer discussão prévia, voltou a ser tema de debate em reunião nesta quarta-feira (07/06), quando banrisulenses reiteraram o pedido de que o Banco assine o termo de compromisso, proposto pelo MPT, garantindo isonomia entre os que migrarem e os que optarem por permanecer no plano atual. 

Durante a apresentação, o Comando Nacional dos Banrisulenses pontuou vários aspectos que seriam prejudiciais à carreira, principalmente dos (as) que tem mais tempo de serviço. "Quem entra no Banco pensando em seguir carreira, vai acabar saindo e todos sabemos que a rotatividade é muito ruim, ela destrói o andamento de processos", observa Raquel Gil, membro do Comando e diretora da Fetrafi/RS. 

Luciano Fetzner, presidente do SindBancários e membro do Comando, observou que o novo PCFS é permeado pelo princípio da meritocracia e que, embora seja uma técnica de gestão, não pode ser aplicada em todas as funções. "Há fazeres técnicos e organizativos que têm tanto valor quanto os que se baseiam na meritocracia", disse. Ele defendeu o equilíbiro entre mérito e tempo de serviço, uma vez que o novo PCFS não permite mais a progressão apenas por anos trabalhados. 

Na análise do Comando, o novo PCFS retira direitos adquiridos, não valoriza a carreira e gera insegurança em relação ao futuro. Vale ressaltar que o Banco só aceitou debater com a categoria, devido a denúncias que chegaram aos sindicatos e ao Ministério Público do Trabalho (MPT) de que gestores estavam pressionando bancários (as) a migrarem para o novo plano.

Os banrisulenses seguem pedindo a suspensão do PCFS até que todos os pontos sejam devidamente esclarecidos. O debate vem sendo feito também com intermediação do MPT e a a orientação do Comando é de que bancários e bancárias NÃO MIGREM, NÃO ACEITEM PRESSÃO E DENUNCIEM.  

A próxima rodada de negociação ficou agendada para o dia 20 de junho.

Texto: Maricélia Pinheiro/Verdeperto Comunicação

OUTRAS MATÉRIAS
Campanha Nacional | 16/09/2024
Luiz Gushiken presente! Avaliações do político ainda ecoam sobre os desafios atuais
Trajetória e análises mantêm vivas as mensagens do dirigente que teve papel fundamental para o movimento sindical bancário e para a política do país
Itaú | 16/09/2024
COE e GT de Saúde do Itaú reprovam proposta do banco de desligamento de funcionários com estabilidade provisória
Itaú tem buscado fazer acordos com funcionários, afastados por motivos de saúde ou com estabilidades provisórias garantidas por lei, para que deixem a empresa
Bradesco | 16/09/2024
Bradesco anuncia pagamento da PLR para o dia 20 de setembro
No valor já incide o reajuste de 4,64% conquistados na Campanha Nacional dos Bancários 2024