Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#EuSouBanrisul | 30/05/2023
Assembleia reinstala Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público

Criada em março de 2017, a Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público da Assembleia Legislativa tem como objetivo defender o Banrisul como instituição pública e patrimônio do povo gaúcho. Desde o governo Britto, na década de 90, o Banco vem sofrendo constantes ameaças de privatização. A resistência do Movimento Sindical Bancário tem sido fundamental para manter o Banco público, ainda que muitas mudanças nocivas ao caráter público do Banrisul tenham sido implementadas ao longo dos últimos anos. 

Em sua fala, Raquel Gil de Oliveira, diretora da Fetrafi/RS, destacou a luta histórica do Banco que, segundo ela, salva prefeituras e famílias e que, portanto, deve ser uma luta de toda sociedade. "Precisamos nos afastar desta sombra de privatização e desmonte. O governo estadual precisa sinalizar com iniciativas que fortaleçam o Banco. Não basta não privatizar, é necessário investir", disse. Ela ressaltou ainda que "é fundamental que o Banco Central pratique uma política de juros mais baixos, para que o Banrisul possa oferecer mais empréstimos aos (às) produtores (as) gaúchos (as), visando o desenvolvimento e crescimento do estado do RS".  

Para o presidente do SindBancários de Porto Alegre e Região, Luciano Fetzner, o Banrisul faz parte do dia a dia de todos os gaúchos, distribuindo recursos e políticas sociais. "Esperamos que com a troca de gestão, os ventos do banco soprem para as mesmas mudanças que estão ocorrendo na política nacional, temos que trabalhar muito para que o Banrisul sirva aos interesses da maioria", ressaltou.

O deputado Zé Nunes (PT), que preside a Frente em Defesa do Banrisul Público, destacou a importância da iniciativa para que o o Banco continue, verdadeiramente, dos gaúchos. "Sabemos das intenções do governador Eduardo Leite. Assim como ele assumiu compromisso público de não privatizar a Corsan, e o fez, não tem como garantir que ele não está preparando também a privatização do Banrisul. Precisamos do Banco público para poder executar políticas públicas de inclusão financeira a setores gaúchos que não têm oportunidade", enfatizou.

Representando a presidência do Parlamento gaúcho, o deputado Valdeci Oliveira (PT) acredita que não exista marca mais forte no RS do que o Banrisul. "Para desenvolver, o estado precisa da sustentação de um banco público como o Banrisul. O trabalho desta Frente tem colhido muitos frutos, afinal, com todas as ameaças, o banco segue público, e forte”, lembrou.

O Banrisul, que este ano chega aos seus 95 anos, é uma sociedade anônima de capital aberto que tem o Governo do Estado do RS como acionista majoritário. Ao longo dos anos se consolidou como banco múltiplo, operando nas carteiras comercial, crédito, financiamento e investimento, crédito imobiliário, administração de cartões de crédito e consórcios, entre outras atividades.

Além da defesa do Banrisul público, com o atendimento à população, a Frente vai trabalhar pela continuidade do Banco em fomentar a economia do Estado; contra o enxugamento da empresa e a falta de investimento; contra o fechamento de agências, principalmente no interior; vai buscar melhorias do atendimento e relacionamento do Banco com a sociedade gaúcha; e fomentar o microcrédito para capilarizar recursos aos pequenos produtores e empreendedores.

Diante das constantes ameaças de privatizar o Banrisul, o Comando Nacional Banrisulense lançou a campanha "O Banrisul é Nosso", que visa conscientizar a sociedade gaúcha da importância do Banco como instituição pública para o desenvolvimento econômico do estado do Rio Grande do Sul.

#BanrisulPrivatizaNão #EuSouBanrisul #EmDefesadoBanrisulPúblico

👉🏽 Siga a campanha nas redes, curta, comente e compartilhe com amigos e amigas

Facebook: https://www.facebook.com/eusoubanrisul
Instagram: https://www.instagram.com/eu_sou_banrisul/
Twitter: https://twitter.com/SBanrisul

 

Com informações e fotos da assessoria de comunicação do deputado Zé Nunes  

OUTRAS MATÉRIAS
Campanha Nacional | 16/09/2024
Luiz Gushiken presente! Avaliações do político ainda ecoam sobre os desafios atuais
Trajetória e análises mantêm vivas as mensagens do dirigente que teve papel fundamental para o movimento sindical bancário e para a política do país
Itaú | 16/09/2024
COE e GT de Saúde do Itaú reprovam proposta do banco de desligamento de funcionários com estabilidade provisória
Itaú tem buscado fazer acordos com funcionários, afastados por motivos de saúde ou com estabilidades provisórias garantidas por lei, para que deixem a empresa
Bradesco | 16/09/2024
Bradesco anuncia pagamento da PLR para o dia 20 de setembro
No valor já incide o reajuste de 4,64% conquistados na Campanha Nacional dos Bancários 2024