Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Movimento sindical | 08/04/2022
Comando faz nova rodada de negociação com Banrisul

O Comando Nacional dos Banrisulenses se reuniu mais uma vez com representantes do Banrisul esta semana para tratar de uma regra de transição para operadores de negócios se adaptarem ao Programa de Participação no Resultado (PPR).

Entenda

A proposta do Comando para o banco é incluir uma verba indenizatória para os(as) operadores(as) até a campanha salarial em agosto, quando se negociam remunerações e condições de trabalho, por exemplo.

O Comando também aguarda o Banrisul apresentar o detalhamento do Programa, que está valendo desde janeiro. O Acordo do PPR foi assinado com vigência de um ano (até janeiro de 2023), justamente para permitir aperfeiçoamentos, que serão negociados em novas rodadas entre o Comando e a direção do banco.
O banco ainda não definiu como será a transição para os ONs, mas sinalizou uma resposta para os próximos dias.

Demissões

Na reunião, os dirigentes também cobraram uma resposta do Banrisul sobre uma onda de demissões sem justa causa. Desde 2019, início do governo Leite, o movimento sindical percebeu um aumento de demissões que divergem até da norma interna do banco. Para os dirigentes, a postura da gestão de Recursos Humanos cria um ambiente de medo que beira ao assédio institucional, já que tem sido recorrente.

O Comando apontou que este clima interfere não apenas no desempenho dos(as) colegas, mas também nas negociações que virão com a campanha salarial. O movimento sindical cobrou bom senso. “Não há um padrão nessas demissões”, apontou Luciano Fetzner, presidente do SindBancários de Porto Alegre e Região. “Há casos sem motivos claros, colegas demitidos por não cumprirem metas. Isto é terrorismo, assédio institucional”, denunciou. Luciano colocou que esta nunca foi a postura do banco e que está claro para o movimento que este é um padrão da atual gestão.

Saúde

A pandemia continua como ponto de atenção do Comando e foi pauta da reunião com os representantes do banco. Na última semana, o Banrisul flexibilizou os protocolos, como o uso de máscaras nas agências e unidades, sem avisar o movimento sindical, mesmo com a Comissão de Saúde instalada.

Fonte: SindBancários Porto Alegre e Região

OUTRAS MATÉRIAS
Movimento sindical | 01/07/2022
Banrisul enfim confirma data de pagamento da verba dos ONs
Movimento sindical cobrou posição do banco
Mobilização | 01/07/2022
Fetrafi-RS lança Comitê de Luta dos(as) Bancários(as)
Os comitês têm como funções propagar e defender as políticas de inclusão social, entre outras
Segurança | 01/07/2022
Funcionários são contra retirada de vigilância das novas agências do BB
Medida coloca em risco a vida dos funcionários e dos clientes