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Saúde | 12/01/2022
Bradesco relaxa nos protocolos contra a Covid-19 e sindicatos fecham agências

O Bradesco têm relaxado na aplicação dos protocolos para casos positivados de Covid-19 em suas unidades. Duas agências do Banco foram fechadas recentemente pelos sindicatos, uma em Torres e outra em Passo Fundo. Além disso, há muitos outros casos sendo relatados diariamente ao movimento sindical.

Segundo o representante da Fetrafi-RS na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, Sandro Cheiran, o fechamento das unidades onde há casos positivados para sanitização só acontece sob pressão do movimento sindical. "Só depois de muita cobrança que o Banco aplica os protocolos, quer seja por desconhecimento das administrações, porque tem casos em que o administrador avisa a Regional ao invés de avisar no Viva Bem, quer seja pelo aumento do número de casos", explica.

"O Banco alega que, com esta nova onda, as empresas que fazem a sanitização estão com muita demanda e não estão atendendo com a urgência necessária", destaca Cheiran. O representante da Fetrafi-RS já levou a situação ao conhecimento da COE para que seja agendada uma reunião com a direção do Bradesco.

O procedimento em Torres foi relatado pelo diretor do Sindicato dos Bancários do Litoral Norte, Jefferson Cougo. "Depois de sabermos de casos positivados na agência do Bradesco de Torres, cobramos do banco a aplicação do protocolo para Covid 19, já que passados dois dias nada tinha sido feito", conta. "Em 1° lugar estará sempre a vida humana e isso nos preocupa muito ainda mais nesse momento de elevação nos casos, tentamos dialogar com o Bradesco sem sucesso, portanto não restou outra alternativa senão deixar a unidade fechada."


Protocolo

Confira abaixo o protocolo estabelecido no Bradesco.

- O bancário que tiver sintomas pode ir a qualquer momento fazer o teste sorológico no A+, não precisa agendar e deve ficar afastado de imediato; 

- Se o teste a ser feito for o PCR, este precisa ser agendado antes com a clínica; 

-  Em caso de resultado positivo, o funcionário permanece afastado e precisa comunicar ao gestor ou diretamente ao Viva Bem (veja abaixo os contatos) para que recebam as instruções quanto à aplicação do protocolo Covid-19 no local; 

- A aplicação do protocolo (fechamento do local para sanitização e afastamento dos demais funcionários até que saia o resultado do exame) é feita quando o teste é positivo, indicando exposição ao vírus e fase ativa da doença;

- Todos os bancários devem participar da reunião com o Viva Bem para receber as orientações e sanar as dúvidas com a equipe; 

 - Após a sanitização, que deve ser acompanhada por um funcionário da agência e/ou departamento, o local só reabre após 12 horas e com nova equipe.

Contatos do Viva Bem: 
Qualquer trabalhador pode informar ao banco pelo canal Viva Bem sobre caso positivo para Covid-19 na agência ou departamento. Os contatos do Viva Bem são 0800 701 12 12 e vivabem@bradesco.com.br, que têm sigilo garantido e funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana.  Em caso de demora ou não atendimento, os bancários devem informar ao Sindicato da sua base.

*Com informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo e do SEEB Litoral Norte

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