Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Direitos dos trabalhadores | 29/11/2021
Vitória na Justiça: grupo de risco do BB segue em teletrabalho

A Fetrafi-RS, representando seus sindicatos filiados, e o SindBancários Porto Alegre e Região ganharam na Justiça uma ação coletiva contra o Banco do Brasil. Com a decisão, proferida pela Justiça do Trabalho em regime de urgência, neste sábado, 27 de novembro, está suspenso o retorno dos funcionários do grupo de risco ao trabalho presencial.

Na última semana, por circular interna enviada aos gestores, o Banco do Brasil determinou um retorno escalonado de todos funcionários autodeclarados como grupo de risco (exceto gestantes) até o final de dezembro. Imediatamente, o sindicato e a federação ingressaram com a ação contra a determinação por entenderem que banco estava descumprindo o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) relativo ao período da pandemia.    

O ACT reconhece como grupo prioritário do teletrabalho, trabalho remoto ou outro tipo de trabalho à distância, justamente, o grupo de risco. E prevê que a prorrogação, revisão ou revogação, total ou parcial, de qualquer cláusula deverá ser aprovada em Assembleia Geral dos Empregados, especialmente convocada para este fim, o que não ocorreu.

Assim, a Justiça concedeu uma liminar que determina ao banco a suspensão imediata dos procedimentos de retorno ao trabalho presencial dos empregados do grupo de risco. 

Confira a íntegra da decisão

Fonte: SindBancários POA, com edição da Fetrafi-RS

OUTRAS MATÉRIAS
#RETIRADADEDIREITOS | 17/05/2024
Live vai debater proposta da Caixa e Funcef sobre equacionamento
Será na segunda-feira, dia 20 de maio, às 16h, pelo Youtube da Fenae.
#CAIXA | 17/05/2024
Proposta para empregados e dependentes PcDs é insuficiente
Banco apresenta proposta voltada ao conjunto de empregados, não algo que atenda o público específico; representação dos trabalhadores aponta erros da proposta e cobra calendário de negociações para tratar desta e das demais reivindicações.
#FAKENEWS | 17/05/2024
Febraban divulga informação falsa sobre suposta doação de dinheiro à população do RS
Entidade divulgou nas redes sociais que os bancos "doaram" verbas para as vítimas da enchente, quando na verdade estão oferecendo crédito com taxas diferenciadas.