Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Primavera da Democracia | 13/10/2021
Neste sábado,16, começa a votação do Plebiscito Popular. Participe!

Entre os dias 16 e 24 de outubro acontece o Plebiscito Popular Primavera da Democracia. A votação na internet ficará aberta durante todo o período pela plataforma DECIDIM (http://decidimrs.com.br), mas os comitês regionais poderão organizar urnas para votação em papel em horários adaptados à realidade de cada comitê.

Para votar pela plataforma DECIDIM, é preciso fazer um cadastro prévio. Veja como:

1) Clique no link - https://decidimrs.com.br 
2) Se você acessar do seu computador, clique, no canto superior direito, em “INSCREVER-SE”. Se você acessar no celular, clique, no canto superior direito, nas três barrinhas símbolo do menu e depois em “INSCREVER-SE”. 
3) No cadastro, preencha: 
- Nome; 
- Apelido (ao lado do @), preenchido sem espaço, acento ou cedilha. Exemplo: @Anamaria; @JoaoPaulo. 
Caso o apelido ou aliás escolhido por você já esteja em uso por outra pessoa com nome igual, basta você acrescentar um número da sua escolha. Exemplo: JoaoPaulo99 ou @Anamaria123 
- E-mail - Senha e confirmação (a senha deve ter no mínimo 10 caracteres) 
- Aceite os termos de serviços e confirma 
- Para sua segurança, será enviado um e-mail de confirmação de cadastro. 
4) Confirme no email e você poderá participar da votação. 

Como votar:

1) Clique no link - https://decidimrs.com.br 
2) Clique em ENTRAR, no canto superior direito ou através do menu 
3) Coloque seu email e senha 
4) Clique no Processo Aberto - Plebiscito Popular sobre as privatizações 
5) Coloque o seu nome e seu CPF 
6) Responda sim ou não nas perguntas 
7) Marque que você concorda com os termos de uso 
8) Clique em Enviar

Sobre a organização da votação

Os Comitês devem organizar a votação a partir das tarefas assim definidas:

Comitê do Plebiscito Estadual - acompanhar e coordenar todo processo de preparação, execução e apuração dos resultados das votações em conexão com os comitês regionais, conforme a organização já desenvolvida, desde julho de 2021.

Comitê do Plebiscito Regional - acompanhar e coordenar todo o processo de preparação, distribuição dos materiais, orientações e cadastramentos dos locais de votação nos respectivos municípios de sua abrangência, conforme a região do Corede. O comitê regional é responsável por todo o processo de votação na respectiva região, como mapeamento das urnas, repasse de informações ao Comitê Estadual, tais como a votação e resultado das apurações.

Comitê Municipal: coordenar o cadastramento dos locais de votação nas modalidades remotas e presenciais, bem como, organizar a efetivação de todo o processo de votação, planejamento dos locais de votação, envio das informações para os comitês regionais, apuração e envio dos resultados aos respectivos comitês regionais; e) Mesa de Votação: é o grupo de pessoas que tem a responsabilidade de manter a urna de votação do Plebiscito Popular. Exemplos: Comitê da Escola, da Paróquia, do Local de Trabalho, do Posto de Saúde, do Bairro etc. Deverá fornecer os nomes dos responsáveis pelas urnas, preparar o roteiro e horário para coleta dos votos, bem como a disponibilização de todas as informações para o comitê municipal.

O suporte aos Comitês Populares: seguirá, quando necessário, um kit com materiais que serão utilizados na preparação e durante a coleta de votos, em todas as urnas e por todas as pessoas que quiserem se somar e auxiliar a organização. Esse kit será disponibilizado também em meio digital, em nosso site, para que qualquer voluntário possa ter acesso e imprimi-los da forma que achar conveniente.

Acesse aqui as artes de todos os materiais para a votação

Acesse aqui o Manual de Votação do Plebiscito


Acesse aqui o Modelo de Ata de Votação do Plebiscito


Acesse Aqui o Modelo de Cédula para impressão
 

OUTRAS MATÉRIAS
#APOSENTADORIA | 28/03/2024
Justiça determina que VR e VA sejam considerados como contribuição para aposentadoria
Em agosto de 2023 saíram as primeiras sentenças favoráveis aos(às) trabalhadores(as). Em janeiro passado, um número considerável de bancários(as) também obteve vitória.  
#MOVIMENTOSINDICAL | 28/03/2024
BB atende movimento sindical e contrata 88 para preencher vagas em CRBBs
Trabalhadores alertam que é preciso mais contratações para eliminar claros não apenas nas centrais de atendimento, mas em todas as áreas do banco.
#PREVI | 28/03/2024
Fetrafi-RS e Contraf-CUT apoiam Chapa 1 "Previ para os associados"
Conheça as propostas do grupo que defende os interesses das associadas e associados na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil.