Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Sistema Financeiro | 12/06/2026
Febraban atende pedido da Contraf-CUT e orienta bancos a liberar empregados durante jogos do Brasil na Copa

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) atendeu à solicitação apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e orientou os bancos a adotarem medidas que permitam aos empregados e empregadas bancárias acompanhar os jogos da Seleção Brasileira masculina durante a Copa do Mundo de 2026. A decisão foi formalizada por meio do Comunicado FB-038/2026, divulgado nesta quinta-feira (11).

O comunicado da Febraban é uma resposta ao ofício encaminhado pela Contraf-CUT no último dia 9 de junho, no qual a entidade solicitou a liberação dos trabalhadores nos dias de jogos da Seleção Brasileira, além da adequação dos horários de expediente das instituições financeiras. No documento, a Contraf-CUT destacou a relevância social e cultural da Copa do Mundo para a população brasileira e lembrou que, historicamente, empresas e órgãos públicos costumam adotar medidas de flexibilização da jornada durante o torneio.

Para a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, a resposta da Febraban demonstra sensibilidade diante de uma demanda legítima da categoria. “A Copa do Mundo é um evento que mobiliza milhões de brasileiros e brasileiras. A decisão da Febraban atende uma reivindicação da Contraf-CUT e reconhece a importância de garantir que os trabalhadores possam acompanhar os jogos da Seleção sem prejuízo aos seus direitos e à prestação dos serviços bancários à população”, afirmou.

Atenção ao horário bancário

Pelas orientações encaminhadas aos bancos, nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira começarem às 14h, as agências deverão funcionar das 9h às 12h. Quando as partidas tiverem início às 16h, o atendimento ocorrerá das 10h às 14h. Já nos jogos marcados para as 17h, as agências abrirão às 10h e fecharão às 15h.

O comunicado também trata dos aspectos relacionados aos trabalhadores. Para os empregados que atuam em agências e postos de atendimento, a recomendação é que sejam dispensados do trabalho com antecedência mínima de uma hora em relação ao início das partidas.

No caso dos trabalhadores em teletrabalho, a Febraban orienta que seja assegurado o direito à desconexão entre, no mínimo, 30 minutos antes do início dos jogos e até 15 minutos após o término das partidas. Para aqueles que estiverem escalados para atividades presenciais nos dias de jogos, os bancos poderão, quando possível, transferi-los para o regime de teletrabalho ou aplicar a mesma regra de liberação antecipada prevista para os empregados das agências.

A entidade patronal também recomenda que as horas não trabalhadas em razão dos jogos sejam compensadas posteriormente ou incorporadas aos bancos de horas das instituições.

Ao encaminhar o pedido à Febraban, a Contraf-CUT ressaltou ainda que a flexibilização do expediente contribui para o bem-estar dos trabalhadores, fortalece o clima organizacional e pode colaborar para a segurança dos empregados, considerando as alterações na rotina das cidades durante os jogos da Seleção Brasileira.

A Contraf-CUT acompanhará a aplicação das orientações pelos bancos e permanece à disposição para receber eventuais relatos de descumprimento das recomendações divulgadas pela Febraban.
 

OUTRAS MATÉRIAS
Banrisul | 12/06/2026
Inscreva-se para o 33º Encontro Nacional dos Banrisulenses
Evento ocorre nos dias 27 e 28 de junho de 2026, no Clube do Comércio, em Porto Alegre
Caixa | 12/06/2026
41º Conecef vai debater os desafios das empregadas e dos empregados da Caixa e preparar a Campanha Nacional
Representantes do pessoal da Caixa de todo o país se reúnem entre os dias 17 e 19 de junho, em São Paulo, para definição das propostas e estratégias de luta da categoria
Banco do Brasil | 12/06/2026
36º CNFBB vai debater os desafios dos funcionários do Banco do Brasil e preparar a Campanha Nacional
Com o tema "Pelos Funcionários do Banco do Brasil e pelo Brasil – Mais valorização, direitos e futuro", congresso será realizado entre os dias 17 e 19 de junho, em São Paulo