Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#26ªCONFERÊNCIANACIONAL | 09/06/2024
Aumento real é prioridade para bancários

Os resultados da Consulta Nacional aos Bancários, realizada de 17 de abril a 2 de junho com trabalhadores da categoria de todo o país, foram apresentados na manhã deste domingo (09/06), no último dia da 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

No total, a Consulta obteve 46.824 respondentes, destes 28% não são associados aos sindicatos da categoria.

A Consulta deste ano também mediu o endividamento da categoria. Entre os respondentes, 71% têm dívidas, sendo que 10% possuem dívida em atraso.

“De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Confederação Nacional do Comércio, 78,8% das famílias brasileiras estão endividadas. Na população com renda acima de 10 salários-mínimos, o percentual é de 14,9%”, disse a economista Catia Toshie Uehara do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “É preocupante, porque os percentuais são próximos aos constatados no restante da sociedade, que tem preocupado o mercado econômico e levado à manutenção da alta da Selic”, completou.

Na categoria bancária, 66% possuem dívidas em atraso com empresas de cartão de crédito, e 44% são dívidas de crédito pessoal.

Futuro se faz juntos

Sobre o financiamento da luta para manutenção e conquistas de direitos, 92,4% acredita que deve ser responsabilidade de todos os bancários, pois todos se beneficiam das conquistas. Apenas 6,8% acreditam que somente sócios dos sindicatos devem se responsabilizar pelo financiamento da luta, mesmo que todos os bancários sejam beneficiados.

A Consulta também questionou sobre a forma preferida de participação nas assembleias da categoria. Apenas 12% prefere participar preferencialmente. A grande maioria, 87% prefere participar por meio virtual/remoto, com votação por plataformas digitais na internet.

Com relação às eleições municipais, 74% avaliam como muito importante eleger candidatas e candidatos comprometidos com as pautas dos trabalhadores para as prefeituras e câmaras municipais. Outros 18% avaliam como importante a eleição de candidatos com esse perfil. Apenas 4% avaliam como pouco importante e outros 4% que isso não tem importância.

Reforma tributária

A categoria também foi convidada a avaliar o grau de importância sobre diversos pontos referentes à reforma tributária.

* A ampliação da faixa de isenção do imposto de renda cobrado sobre a PLR é muito importante para 85%, importante para 11%, pouco importante para 2% e para 1% não tem importância;
* A isenção do imposto de renda para quem recebe salário de até R$ 5 mil é muito importante para 74%, importante para 19%, pouco importante para 4% e para 2% não tem importância;
* A cobrança do imposto sobre grandes fortunas para pessoas físicas com riqueza acima de R$ 10 milhões é muito importante para 69%, importante para 16%, pouco importante para 8% e para 7% não tem importância;
* O fim da isenção de imposto de renda para lucros e dividendos é muito importante para 67%, importante para 15%, pouco importante para 9% e para 8% não tem importância.


Fonte: Contraf-CUT

OUTRAS MATÉRIAS
Campanha Nacional | 16/09/2024
Luiz Gushiken presente! Avaliações do político ainda ecoam sobre os desafios atuais
Trajetória e análises mantêm vivas as mensagens do dirigente que teve papel fundamental para o movimento sindical bancário e para a política do país
Itaú | 16/09/2024
COE e GT de Saúde do Itaú reprovam proposta do banco de desligamento de funcionários com estabilidade provisória
Itaú tem buscado fazer acordos com funcionários, afastados por motivos de saúde ou com estabilidades provisórias garantidas por lei, para que deixem a empresa
Bradesco | 16/09/2024
Bradesco anuncia pagamento da PLR para o dia 20 de setembro
No valor já incide o reajuste de 4,64% conquistados na Campanha Nacional dos Bancários 2024