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#BRADESCO | 04/06/2024
Encontro Estadual dos Empregados do Bradesco discute redução das metas e garantia de direitos para trabalhadores

No último sábado (01/06), aconteceu o Encontro Estadual do Bradesco, organizado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS). O evento, realizado de forma virtual, contou com a participação de representantes sindicais e trabalhadores do banco Bradesco de todo o estado e integrou a programação da 20ª Conferência Estadual das Bancárias e Bancários do RS.

Durante o encontro, foram tratados temas como a manutenção do emprego, a extensão do plano de saúde para aposentados, o reembolso para despesas médicas de filhos com deficiência, e a necessidade de revisão das metas estabelecidas pelo banco. Estes pontos serão apresentados pela delegação do RS para compor a Campanha Nacional.

Também foi discutida a situação da transferência de funcionários para diferentes regiões, um tema que ficou evidente diante dos eventos ocorridos no mês de maio no Rio Grande do Sul, quando mais de 400 dos 495 municípios foram afetados por fortes chuvas, impactando algumas agências. Ressaltou-se, portanto, a importância de garantir a sindicalização desses trabalhadores e assegurar sua estabilidade no emprego. O grupo salientou que é necessário realizar cobranças ao banco na assistência aos colegas atingidos pelas cheias, que as metas necessitam de algum redirecionamento, considerando a situação de calamidade do RS.

Além disso, foi mencionada a necessidade de melhorias no atendimento médico para os empregados do Bradesco, especialmente durante a licença maternidade. Houve relatos de casos em que mulheres precisaram buscar informações sobre suas vagas de trabalho durante o período de licença, evidenciando a importância de políticas de apoio à maternidade no ambiente corporativo. Outro ponto discutido foi a questão das demissões e fechamentos de agências, com ênfase na necessidade de proteção dos trabalhadores diante das reestruturações promovidas pelo banco.

No início do encontro, o vice-presidente da CUT-RS, diretor do SindBancários e empregado do Bradesco, Everton Gimenis, fez uma análise de conjuntura, abordando a crise do capitalismo e o levante da extrema direita no mundo, analisando como isso afeta a classe trabalhadora. Gimenis abordou também o levante da extrema direita, a redução dos direitos da classe trabalhadora, a onda de privatizações das empresas públicas no Brasil e especialmente no RS e o descaso dos governo estadual com a agenda do clima. “O debate que a classe trabalhadora vai ter que fazer nesse momento é um debate de disputa das políticas públicas. O governo Lula é um governo de coalizão, é um governo que está cercado pelas articulações da direita e o único jeito de nós, trabalhadores, furarmos essa bolha é nos mobilizando”, avalia Gimenis.

O dirigente da Fetrafi-RS, Sandro Cheiran, que conduziu o Encontrou, reforçou as falas relacionadas ao tema das enchentes no RS e citou as medidas de apoio às pessoas afetadas e, em especial, a categoria bancária, reforçando que este processo oportuniza que a solidariedade ganhe espaço na vida das pessoas. “Ter empatia pelos amigos, e até mesmo pelos desconhecidos, aponta para o que grande parte da categoria bancária e da classe trabalhadora junto dos movimentos sociais tem feito pelas pessoas atingidas”, disse Cheiran. O dirigente também citou diversas iniciativas das entidades sindicais por todo o Rio Grande do Sul.

Grupo segurador foi o grande destaque positivo do balanço do Bradesco no último trimestre

O Encontro contou com a exposição da Economista/Técnica no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Vivian Machado, que trouxe uma análise dos resultados do Banco Bradesco em 2023 e no primeiro trimestre de 2024. No ano de 2023, os lucros dos cinco maiores bancos do país somaram R$108,6 bilhões com uma alta média de 2,4% em 12 meses. O Bradesco, por sua vez, teve uma queda de 21,4%, comparado a 2022, resultando em R$16,3 bilhões de lucro líquido.

Foram relacionados os últimos quatro anos, que evidenciam o impacto da pandemia no desempenho dos bancos, destacando a queda de 28,4% nos resultados em 2020 devido à provisão elevada contra possíveis inadimplências. Em 2021, os bancos se recuperaram, mas desde então o Bradesco tem registrado quedas, com um declínio de 43,8% nos resultados de 2020 a 2023. A rentabilidade do banco também seguiu esse padrão, caindo de 14% em 2020 para 10% em 2023.

No final de 2023, houve uma troca de liderança e algumas mudanças junto dos cargos executivos do banco, juntamente com a divulgação de um plano estratégico elaborado em 60 dias. Esse plano, projetado para 2024-2028, visa aumentar a rentabilidade e lucratividade, reestruturar a organização, e melhorar a eficiência operacional e a experiência do cliente. Desta forma, o Bradesco pretende capturar uma maior parte da carteira de clientes e se posicionar entre os líderes em diversos segmentos.

O Bradesco tem uma carteira de 1,7 milhões de clientes entre pequenas e médias empresas e pretende aumentar para entre 2 e 2,5 milhões. A eficiência operacional atual do banco é de 48%, e a meta é reduzir para 40%. 2024 é um ano de transição, com mudanças significativas na alta hierarquia, incluindo a contratação de pessoas de fora pela primeira vez. O banco espera que essas transformações comecem a mostrar mais resultados mais a partir de 2025.

O Bradesco obteve um bom resultado nas operações de seguros e no controle das despesas operacionais. Houve uma melhoria na qualidade das carteiras de crédito em todos os segmentos e uma redução da inadimplência acima de 90 dias. A rentabilidade trimestral aumentou para 10,2%, mas a eficiência operacional piorou, subindo de 45,9% para 49,7%, indicando um maior peso dos custos operacionais.

Detalhes das despesas com pessoal incluíram um aumento de 5% em terceirizações, 6,4% em benefícios e 2,4% em encargos sociais, enquanto a PLR caiu 11,4% e os treinamentos aumentaram 28,6%.

O índice de Basileia do Bradesco ficou em 15,4%, indicando boa capitalização e segurança financeira. O banco fechou 578 postos de trabalho no último ano e 1.854 nos últimos dois anos, com um total de 85.634 funcionários no final do primeiro trimestre de 2024. Desses, 51% são mulheres, 35% ocupam cargos de liderança, 29% são pessoas negras, e 22% em liderança são negros. Além disso, 5% dos funcionários são pessoas com deficiência.

O banco diz comprometer-se com diversas iniciativas de inclusão e diversidade, como o Instituto Ethos e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. O Bradesco tem se comprometido com a diversidade e inclusão, indo além do papel e demonstrando ações concretas.

No âmbito do atendimento, como parte de seu plano estratégico, o banco fechou agências tradicionais e inaugurou agências focadas em empresas e negócios, somando 122 unidades em funcionamento, além de aumentar o número de correspondentes bancários, o Bradesco Expresso. As mudanças na rede de atendimento incluem a redução de pontos de atendimento de 4.119 em 2023 para 3.667, e das agências de 2.855 para 2.170.

As novas agências de empresas e negócios atendem o público PJ com faturamento de até 50 milhões, oferecendo atendimento especializado e produtos voltados para eficiência operacional e negócios.

O Bradesco está avançando significativamente na digitalização de suas operações, com 98,8% das transações sendo realizadas por canais digitais, e 95% dessas transações feitas via mobile. O banco possui 27 milhões de usuários únicos e observa um aumento na satisfação dos clientes pessoa física e jurídica. A liberação de crédito cresceu 48% para pessoas físicas e 68% para jurídicas.

O plano estratégico, iniciado em fevereiro, incluiu a nova estrutura organizacional e a revisão dos processos de crédito, com 800 novas contratações e 2.600 iniciativas de transformação. A eficiência operacional e a análise de crédito foram aprimoradas, com um maior controle e avaliação dos dados dos clientes.

A rede de atendimento foi reestruturada, com a abertura de 122 agências focadas em empresas, resultando em 3.667 pontos de atendimento e 2.170 agências. A Ágora, corretora do Bradesco, cresceu 12,9% na base de clientes, enquanto o banco digital Next continua a expandir.

Para o futuro, o banco prevê recuperação da rentabilidade através de maior agilidade, eficiência e uso de tecnologia. No entanto, enfrenta desafios em cumprir suas previsões de crescimento da carteira de crédito, que até agora tem ficado abaixo das expectativas, o que pode levar a uma pressão maior sobre a equipe bancária para atingir as metas estabelecidas.

Delegação que participará da Conferência Nacional será reduzida dada a situação do RS

Os encaminhamentos previstos pelos empregados e empregadas do Bradesco são:
- Defesa manutenção do emprego, com base nos relatos de fechamento de agências e realocação de colegas bancários para diferentes bases;
- Criação de plano de saúde estendido para aposentados;
- PDE para todos;
- Redução das metas;
- Facilitação da sindicalização com auxílio do banco;
- Facilitação do retorno das colegas da licença maternidade, considerando que devem ser redirecionadas para a mesma agência ou para alguma agência que fique na mesma cidade; 
- Liberações para idas ao médico mesmo não sem algum atestado que comprove que o funcionário esteja adoecido, mas levando em conta que a visita ao médico pode ser dar de forma preventiva como a realização de consultas e exames de rotina.
- Reembolso por despesas médicas para pessoas que têm filhos com deficiência (que constam na cláusula 18). Neste ponto, também são pontuados o valor do auxílio creche/ babá por mês.

A pauta de reivindicações será definida entre 4 e 9 de junho, além de ajustar a estratégia de negociações com os bancos na Campanha Nacional 2024. De 4 a 6 de junho, ocorrem os congressos nacionais de cada banco.


Fonte: SindBancários Poa e Região

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