Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Multicanalidade | 11/04/2024
Santander ouve demandas dos empregados do RS

Nesta quarta-feira, 10 de abril, dirigentes sindicais e empregados do Santander de todo o Estado estiveram reunidos com representantes do banco na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre. Os bancários trouxeram os problemas que estão enfrentando nas agências, especialmente após a implantação do programa de multicanalidade. Redução dos quadros, sobrecarga de trabalho e adoecimento da categoria foram os principais pontos relatados. 

Assista ao Vídeo  

O representante dos trabalhadores na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Luiz Cassemiro, classificou a reunião com o banco como “muito produtiva”, pois os colegas conseguiram expor situações do cotidiano que estão acontecendo nas diferentes regiões do Estado. “Trouxemos as dores dos colegas em relação a pontos que estão gerando aflição, dúvidas, angústias e, até mesmo, o adoecimento de colegas. Deixamos bem claro isso para o banco e agora aguardamos respostas do Santander para esses problemas relatados”, afirma. 

Por meio do processo chamado “multicanalidade”, o Santander vem retirando os gerentes Van Gogh e gerentes de empresa das agências, transferindo-os para departamentos internos. Isto tem causado sobrecarga para os Especialistas Santander e Gerentes Gerais, resultando na precarização do atendimento aos clientes. Os poucos bancários que ficam para atender nas unidades estão sofrendo com agências superlotadas. Em Osório, por exemplo, a única agência da cidade está atendendo com apenas dois colegas, um deles cedido por Tramandaí. 

O diretor da Fetrafi-RS, Luiz Carlos Barbosa, destacou que os problemas decorrentes da multicanalidade acontecem em todo o Brasil, não apenas no Rio Grande do Sul. “Essa reunião foi muito importante, porque o banco ouviu e entendeu que precisa fazer mudanças de maneira rápida. Acho que o Santander deve vir com um novo entendimento na próxima reunião conosco”, avalia. 

O que diz o Santander?

Os representantes do banco explicaram que a mudança foi motivada pela adequação no atendimento ao cliente que não vai mais até a agência. O objetivo do Santander é crescer no digital, seguindo com estrutura de apoio na rede física.  A prioridade é ampliar a base de clientes, tornando o Santander o principal banco destes clientes, além de buscar melhores resultados e rentabilidade. O banco informou ainda que abriu 155 vagas para os três Estados da região Sul. 


Participaram da reunião na Fetrafi-RS, o novo superintendente de Relações Sindicais do banco, Marcelo Couto, Fabiana Ribeiro, que fica no cargo até agosto deste ano, e Ana Muza, responsável pelos Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. 

 

 

 

 

 
OUTRAS MATÉRIAS
Banco do Brasil | 29/04/2024
BB: trabalhadores exigem fim das distorções que prejudicam encarreiramento e remuneração
Movimento sindical cobrou redução de metas e respostas às distorções causadas pelo Performa, que prejudicou remunerações e resultou em acúmulo de funções
Caixa Econômica Federal | 29/04/2024
Eleições Funcef: Contraf-CUT apoia Fernanda e Érico ao Conselho Fiscal
Disputa entra no segundo turno, entre os dias 27 e 30; Contraf-CUT orienta voto no número 23, para defesa dos interesses dos associados do fundo de pensão
Banco do Brasil | 29/04/2024
Previ: apoiada pelo movimento sindical, Chapa 1 vence eleições
Grupo recebeu o apoio de entidades associativas e que defendem o sistema de paridade na gestão da Previ, com representantes dos funcionários nos conselhos e diretorias