Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#ACORDO | 08/04/2024
Fetrafi-RS recebe direção do Itaú Unibanco para tratar da CCV

Na última sexta-feira (05/04), representantes da direção do Itaú Unibanco estiveram na sede da Fetrafi-RS para falar sobre a Comissão de Conciliação Voluntária (CCV), criada pela instituição para resolver questões trabalhistas extrajudicialmente.

Através da CCV, o(a) bancário(a) demitido(a) ou que pediu demissão, no momento da rescisão do Contrato de Trabalho tem a possibilidade de requerer passivos trabalhistas e fechar acordo sem necessidade de acionar a Justiça Trabalhista. "Importante salientar que o trabalhador pode optar se quer fazer acordo pela CCV ou recorrer ao judiciário. Outro aspecto positivo é que o ex-bancário pode relatar assédio moral e/ou assédio sexual nesse espaço, permitindo assim que os sindicatos possam agir nos locais de trabalho, beneficiando os que seguem trabalhando", observou Cristiana Garbinatto, diretora da Fetrafi-RS.

A Contraf-CUT já assinou o acordo com o Itaú Unibanco, mas cada Sindicato é livre para assinar ou não. De acordo com os representantes do banco, a CCV tem tido uma boa aceitação, uma vez que as reivindicações são apreciadas em até 30 dias. "A proposta é interessante, principalmente pela rapidez do procedimento, pois pelo caminho da judicialização pode levar vários anos. Esperamos que ela venha realmente satisfazer as duas partes", ressalta Luiz Carlos Barbosa, diretor da Fetrafi-RS.

O banco sugeriu à Fetrafi-RS fazer uma apresentação aos sindicatos filiados, para explicar em detalhes como funciona a CCV e esclarecer dúvidas.

 

Fonte: Fetrafi-RS
 

OUTRAS MATÉRIAS
Eleições SEEB | 29/04/2024
Edital convoca Assembleia para definir as próximas eleições do SEEB
Reunião acontece no dia 13 de maio e terá na pauta a abertura do processo para eleição da nova diretoria do sindicato
Banco do Brasil | 29/04/2024
BB: trabalhadores exigem fim das distorções que prejudicam encarreiramento e remuneração
Movimento sindical cobrou redução de metas e respostas às distorções causadas pelo Performa, que prejudicou remunerações e resultou em acúmulo de funções
Caixa Econômica Federal | 29/04/2024
Eleições Funcef: Contraf-CUT apoia Fernanda e Érico ao Conselho Fiscal
Disputa entra no segundo turno, entre os dias 27 e 30; Contraf-CUT orienta voto no número 23, para defesa dos interesses dos associados do fundo de pensão