Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#ACORDOCOLETIVO | 04/04/2024
Trabalhadores do Santander e da Aymoré aprovam ACT sobre horas negativas na pandemia

Com 99,04% dos votos favoráveis, os empregados do Santander e da Aymoré Financeira aprovaram Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de horas negativas não suplementares. O instrumento dispõe sobre a anistia das horas não trabalhadas na pandemia de Covid-19, no período entre abril de 2020 a março de 2022, e não compensadas até 31 de março de 2024. A deliberação ocorreu em assembleia virtual realizada nessa quarta-feira (3/4).

Para o secretário executivo do SindBancários e representante dos trabalhadores do Santander na Comissão de Organização dos Empregados (COE), Luiz Cassemiro, a aprovação é uma vitória do movimento sindical para os bancários integrantes de grupos de risco no período da pandemia que tinham horas a compensar.

"Naquele momento buscamos negociar com o Santander a preservação da vida dos trabalhadores e trabalhadoras com deficiência (PCDs), dos grupos de risco para a doença e das mulheres grávidas. Após dois anos de negociação, conseguimos sensibilizar o banco para o não desconto financeiro destes colegas que ainda tinham horas a compensar", afirmou.

O diretor destaca que foi um trabalho coletivo, em que os trabalhadores buscaram a compensação dentro das regras do acordo que venceu dia 31 de março, enquanto o movimento sindical negociava a anistia total das horas, bem como do banco que acolheu o pedido e entendeu que não cabia desconto financeiro para os bancários.
Com a aprovação pelos trabalhadores, o movimento sindical e o Santander assinaram o ACT, na Torre Santander.

"Depois de muita negociação e aprovação da assembleia pelos colegas, garantimos que o banco não exija mais a compensação e nem desconte as horas não trabalhadas durante o período da pandemia", reforçou. Cassemiro convida os trabalhadores do Santander que ainda não estão sócios do SindBancários que se associem, pois, "a nossa luta é coletiva"!
 

Fonte: SindBancários Poa

 

OUTRAS MATÉRIAS
Eleições SEEB | 29/04/2024
Edital convoca Assembleia para definir as próximas eleições do SEEB
Reunião acontece no dia 13 de maio e terá na pauta a abertura do processo para eleição da nova diretoria do sindicato
Banco do Brasil | 29/04/2024
BB: trabalhadores exigem fim das distorções que prejudicam encarreiramento e remuneração
Movimento sindical cobrou redução de metas e respostas às distorções causadas pelo Performa, que prejudicou remunerações e resultou em acúmulo de funções
Caixa Econômica Federal | 29/04/2024
Eleições Funcef: Contraf-CUT apoia Fernanda e Érico ao Conselho Fiscal
Disputa entra no segundo turno, entre os dias 27 e 30; Contraf-CUT orienta voto no número 23, para defesa dos interesses dos associados do fundo de pensão