Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#SANTANDER | 15/12/2023
COE volta a debater programas de remunerações com o Santander

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander voltou a se reunir com a direção do banco, nesta quinta-feira (14/12), para discutir o cumprimento da cláusula 87 da Convenção Coletiva de Trabalho, que prevê o debate sobre as formas de acompanhamento das metas estipuladas para cada trabalhador e suas cobranças; o programa de incentivos aos funcionários da rede de agências no Brasil; e o programa Mais Certo, por meio do qual o banco estabelece as metas semestrais para cada segmento de especialistas.

Na primeira reunião, realizada em novembro, os representantes dos trabalhadores cobraram mais transparência em relação ao processo. Por isso, o banco apresentou as métricas dos programas para os funcionários da rede de agências e para os trabalhadores dos departamentos. Em ambos os casos as metas são estabelecidas semestralmente. A avaliação é dividida 50% pelo resultado, com entrega das metas; 40% por competência comportamental estabelecida por cada área ou rede de agências; e 10% relacionada ao risco de cada área.

“Para o movimento sindical é de extrema importância debatermos as métricas e critérios sobre as metas com o Santander, pois elas estão diretamente relacionadas ao adoecimento da categoria bancária”, pontuou o representante da Fetrafi-RS da COE Santander e secretário-executivo do SindBancários, Luiz Cassemiro. Ele ressalta que a categoria bancária representa apenas 1% do emprego formal no Brasil e 25% no número de afastamentos acidentários pelo INSS por doenças mentais e comportamentais e que este cenário pode estar vinculado à forma como são estabelecidas e cobradas as metas dentro dos bancos.

Falando especificamente dos trabalhadores e trabalhadoras do Santander a última consulta nacional realizada em julho de 2023 mostrou que 40% dos colegas do Santander declaram que usaram algum tipo de medicamentos controlados nos últimos 12 meses. “Salientamos com o banco que precisamos ter um olhar atento a saúde dos colegas, cobrando uma uma gestão humanizada”, finaliza Cassemiro.

Wanessa de Queiroz, coordenadora da COE do Santander, enfatizou a importância da transparência das metas e das normas de conduta, para que sejam de conhecimento de todos os funcionários, especialmente os novos. “É fundamental que o banco se comprometa com tais ações, ampliando os canais de treinamento a todos os trabalhadores da rede, para que eles tenham total clareza das métricas dos programas de remuneração, como também do código das normas de conduta, para desempenharem as suas atividades e terem um incentivo no cumprimento das metas, como um bom atendimento aos clientes, minimizando as reclamações junto aos canais de atendimento do banco”.

O banco se comprometeu a melhorar a comunicação, o treinamento e a divulgação das tais regras aos funcionários.

A COE também destacou a importância de um canal de contestação disponível a todos especialistas da rede de agências visando a correção ou esclarecimento das vendas realizadas no programa Mais Certo. O banco se comprometeu ainda a trazer um novo formato de canal de contestação aos gerentes, para reduzir o número de reclamações. “É importante que os trabalhadores que tiverem dúvidas procurem o seu sindicato para que a gente possa sempre levar as pautas e as reivindicações e avançar nesse tema que tanto tem impactado na vida e na saúde dos funcionários”, completou Wanessa.

O banco se comprometeu a continuar o debate na segunda quinzena de janeiro de 2024.

 

Fonte: Contraf-CUT, com edição do SindBancários POA e Região

 

 

OUTRAS MATÉRIAS
Eleições Previ | 26/04/2024
Funcionários do BB têm até esta sexta (26) para votar nas eleições da Previ
O SEEB Santa Rosa apoia a Chapa 1 e a votação se encerra às 17h59
Seminário | 26/04/2024
Seminário debate sobre contribuição assistencial e revisão da CCT
MPT e assessorias jurídicas trazem orientações e questionamentos fundamentais para o debate das reivindicações da categoria e manutenção das entidades
Itaú | 25/04/2024
GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento
Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS