Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#DIVERSIDADES | 09/11/2023
CGROS pede retorno do grupo ao Comando Nacional dos Bancários

Eu reunião na tarde desta quinta-feira (09/11), na sede do SindBancários Porto Alegre e Região, a Comissão de Gênero Raça e Orientação Sexual (CGROS) da Contraf-CUT debateu vários pontos que haviam ficado pendentes na reunião passada, entre eles o  pedido, que será encaminhado à Confederação, de que a Comissão volte a participar das mesas de negociação com a Fenaban. "Antes da pandemia, tínhamos sempre um representante da CGROS. Agora queremos retornar pois há pautas muito importantes sobre diversidade que precisamos colocar em debate e acompanhar de perto", justificou Isis Garcia, diretora da Fetrafi-RS, representante do RS na CGROS e secretária de Combate ao Racismo da CUT-RS. 

Outro encaminhamento do grupo é de que a Contraf-CUT, as federações e os sindicatos criem coletivos separados para tratar de questões relacionadas aos seguintes temas: Combate ao Racismo, LGBTQIA+ e PCDs. "Na Contraf-CUT, a criação do Coletivo de LGBTQIA+ está em processo bem avançado", anunciou a secretária da Juventude, Bianca Garbelini, que falou sobre o impacto dos recortes de raça e orientação sexual na busca do primeiro emprego. De acordo com os relatos dos presentes, o Sindicato dos Bancários de Brasília já criou esses coletivos e na Bahia e Sergipe está sendo articulada a criação do Coletivo de LGBTQIA+. 

A CGROS definiu ainda pelos seguintes encaminhamentos:

* Criar duas campanhas: uma de conscientização e respeito à diversidade e outra para incentivar a contratação de pessoas negras e PCDs nos bancos;
* Organizar cursos de formação política para mulheres e seminários sobre Combate ao Racismo, LGBTQIA+ e PCDs;
* Criação de uma cartilha do CGROS;
* Retomar a campanha "Uma dirigente liberada a mais" e fomentar o debate dentro dos sindicatos e dasfederações sobre a importância das mulheres ocuparem cargos de poder e decisão nas diretorias sindicais.

Na segunda parte da reunião, o grupo tratou dos preparativos para o VII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro, que acontece nesta sexta e sábado (10 e 11 de novembro), na sede do SindBancários, em Porto Alegre. 

A reunião contou com a presença dos secretários de Combate ao Racismo e de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Almir Aguiar e Elias Jordão, respectivamente; e da diretora da Mulher Trabalhadora da Fetrafi-RS, Cristiana Garbinatto, entre outros representantes de sindicatos e federações de todo o Brasil.

       

     

     

 

Texto e fotos: Maricélia Pinheiro/Verdeperto Comunicação

OUTRAS MATÉRIAS
Campanha Nacional | 16/09/2024
Luiz Gushiken presente! Avaliações do político ainda ecoam sobre os desafios atuais
Trajetória e análises mantêm vivas as mensagens do dirigente que teve papel fundamental para o movimento sindical bancário e para a política do país
Itaú | 16/09/2024
COE e GT de Saúde do Itaú reprovam proposta do banco de desligamento de funcionários com estabilidade provisória
Itaú tem buscado fazer acordos com funcionários, afastados por motivos de saúde ou com estabilidades provisórias garantidas por lei, para que deixem a empresa
Bradesco | 16/09/2024
Bradesco anuncia pagamento da PLR para o dia 20 de setembro
No valor já incide o reajuste de 4,64% conquistados na Campanha Nacional dos Bancários 2024