Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Mobilização | 01/07/2022
Fetrafi-RS lança Comitê de Luta dos(as) Bancários(as)

A Fetrafi-RS lançou, nesta sexta-feira, 1º de julho, o Comitê Estadual de Luta do(s) Bancários(as) do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu de forma virtual, pela plataforma Zoom. 

Os comitês de lutas são iniciativas dos sindicatos filiados à CUT, para organização de ações coordenadas em rede por todo o Brasil. Cada comitê será também uma brigada digital, que terá sua atuação nas redes sociais para amplificar as pautas dos trabalhadores e das trabalhadoras. 

“Neste momento é muito importante fazer o debate sobre o Brasil que queremos não só com a categoria, mas com toda a sociedade, falar de assuntos como tributação, reforma trabalhista, a defesa do patrimônio público, a questão do petróleo, enfim, questões do Brasil que nos afetam diretamente enquanto trabalhadores e trabalhadoras”, explicou o diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Baes Bacelo.

O também diretor da Fetrafi-RS e um dos coordenadores da iniciativa no estado, Sergio Hoff, apresentou a cartilha dos Comitês de Luta. Segundo ele, o objetivo da CUT é criar pelo menos 300 comitês e alcançar, com isso, 30 mil pessoas em todo o país. 

Dentro da categoria bancária, os comitês terão como funções propagar e defender as políticas de inclusão social, defender a democracia e o combate às fake news, criar e fortalecer a consciência de classe, entre outras. “Esse debate precisa ir para a nossa categoria, que não percebe tanto a carestia por conta das lutas que travamos e vencemos ao longo de todo esse tempo de movimento sindical”, ressaltou Hoff.

A diretora de Formação da Fetrafi-RS e uma das organizadoras do Comitê, Ana Maria Betim Furquim, deu exemplos de ações que podem ser realizadas dentro do projeto. O Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana, do qual é uma das dirigentes, foi o primeiro da categoria no estado a criar um Comitê

Ana reforçou que é importante trabalhar em conjunto com outros sindicatos de trabalhadores(as) e planejar as ações para que sejam efetivas. Também destacou que não é errado os sindicatos se posicionarem politicamente. “Nós temos que mostrar que temos lado, o lado dos trabalhadores e das trabalhadoras”, finalizou. 

OUTRAS MATÉRIAS
#APOSENTADORIA | 28/03/2024
Justiça determina que VR e VA sejam considerados como contribuição para aposentadoria
Em agosto de 2023 saíram as primeiras sentenças favoráveis aos(às) trabalhadores(as). Em janeiro passado, um número considerável de bancários(as) também obteve vitória.  
#MOVIMENTOSINDICAL | 28/03/2024
BB atende movimento sindical e contrata 88 para preencher vagas em CRBBs
Trabalhadores alertam que é preciso mais contratações para eliminar claros não apenas nas centrais de atendimento, mas em todas as áreas do banco.
#PREVI | 28/03/2024
Fetrafi-RS e Contraf-CUT apoiam Chapa 1 "Previ para os associados"
Conheça as propostas do grupo que defende os interesses das associadas e associados na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil.