Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Segurança | 27/01/2022
Bradesco descumpre ACT e coloca em risco a vida de empregados e clientes

O Bradesco vem se descuidando da segurança dos seus empregados e clientes. Os sindicatos dos bancários de Porto Alegre e do Litoral Norte tiveram que fechar agências do Banco esta semana, após descobrir que as unidades estavam sem equipe de segurança. 

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e região (SindBancários) fechou, na manhã desta quarta-feira(26) a agência 326 do Bradeco, na Av.Assis Brasil, 2190, no bairro Passo D’Areia. O estabelecimento amanheceu sem vigilante, o que risco representa para a segurança para os mais de 25 trabalhadores do banco e correntistas que frequentam o local.

Conforme a diretora do sindicato, Daniela Sousa, a vida dos trabalhadores deveria ser um dos ativos mais importantes de uma instituição financeira, no entanto é tratada com descaso pelo Bradesco.
“A regional disse que os bancários da unidade não estavam trabalhando com dinheiro e por isso não haveria a necessidade de ter vigilantes no local durante o horário comercial. Ele se esqueceu é que quando um ladrão aponta uma arma para a cabeça de um trabalhador, ele não quer saber se há ou não malotes naquele momento, o bandido quer o que veio buscar”, critica a dirigente.

Daniel Mendes, diretor da Federação dos Trabalhadores e trabalhadoras em Instituições Financeiras dos Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) acompanhou todo o caso e comentou que este não é um fato isolado tratando-se do Bradesco. “O nosso Acordo Coletivo de Trabalho prevê a obrigatoriedade dos vigilantes nas agências, mas não é o que estamos verificando. Já fechamos as unidades de Capão da Canoa, Tramandaí e Torres pelo mesmo motivo, falta de segurança e risco para a vida dos trabalhadores.

No Litoral Norte, a Agência Tramandaí precisou ser fechada duas vezes em um curto espaço de tempo e a de Capão da Canoa, uma vez esta semana. "O Banco diz que a empresa terceirizada não coloca funcionário e que está seguindo as normas do Banco Central, mas isso é um absurdo!", reforça o representante da Fetrafi-RS na Comissão de Organização dos Empregados do Bradesco, Sandro Cheiran.

A Fetrafi-RS orienta aos bancários que entrem em contato com os seus sindicatos caso tenham mais informações sobre o descumprimento de protocolos de segurança ou de cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho. As denúncias podem ser anônimas.

*Com informações do SindBancários POA

OUTRAS MATÉRIAS
#ITAÚ | 24/04/2024
GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento
Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS.
Banco do Brasil | 24/04/2024
Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas
Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho
Teletrabalho | 24/04/2024
Contraf-CUT lança caderno sobre teletrabalho
Com destaque para direitos e conquistas da categoria bancária para o home office, caderno foi apresentado em mesa do 4º Seminário Jurídico Nacional