Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#CAMPANHASALARIAL | 26/06/2024
COE entrega minuta de reivindicações ao Itaú

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) entregou a minuta específica de reivindicações ao banco Itaú na manhã desta terça-feira (25/06). O documento, base para as negociações com  o banco, foi definido no Encontro Nacional dos Trabalhadores do Itaú, realizado na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) em São Paulo, no dia 6 de junho.

Os pontos prioritários são convênio médico, diversidade e ramo financeiro. Já a pauta permanente conta com emprego, remuneração, saúde e condições de trabalho, segurança e previdência. “Estamos enfrentando instabilidade nas instituições financeiras, com transformação tecnológica e redução de postos de trabalho. A pressão é maior e o número de adoecidos aumentou. Esperamos encontrar soluções nas mesas de negociação com o Itaú”, afirmou a coordenadora da COE, Valeska Pincovai.

Para Valeska, um banco que lucra mais de R$ 35 bilhões, em um ano, pode preservar empregos, debater a construção do ramo e ampliar direitos dos trabalhadores. “Vamos nos concentrar em encontrar saídas para os problemas e debater pautas como melhorar o plano de saúde para aposentados e ativos, discutir diversidade e construir a representação dos trabalhadores. O banco se colocou à disposição para essa construção, e nosso primeiro debate será sobre o convênio médico”, completou.

Durante o encontro, o banco concordou em construir um programa mais democrático e transparente, para que a COE acompanhe os trabalhadores no processo de relocação e ofereça mais alternativas para eles, após o fechamento das agências.

A outra coordenadora da COE, Maria Izabel Menezes, revelou que “reiteramos a importância da negociação da pauta específica para apresentar as principais demandas dos funcionários do Itaú, que vivem uma incerteza grande com o fechamento de agências e problemas com o plano de saúde.”

Ainda na reunião, o banco também anunciou a liberação de um empréstimo para os funcionários do Rio Grande do Sul: o Empréstimo Social. Este é destinado a todos os funcionários lotados ou residentes no estado, mas, segundo o representante do RS na COE Itaú, Dudu Munhoz, é importante frisar que o crédito tem como objetivo apoiar àqueles que foram vitimados pela calamidade. "É uma importante ajuda para os funcionários do Itaú, visando ajudar ao trabalhador e aos seus familiares impactados pela calamidade ou que estejam em situação difícil, com dívidas, por causa das perdas deste período", ressalta.


Fonte: Contraf-CUT com edição do SindBancários Poa e Região

 

OUTRAS MATÉRIAS
#BANRISUL | 21/10/2024
COE apresenta contraproposta de PPR ao Banrisul
Negociadores do Banco levaram o documento para apreciação da diretoria. Na quarta (23/10), a Mesa volta a se reunir.
#CAIXA | 21/10/2024
Nesta quinta (24/10) tem Plenária Estadual da Caixa
Encontro vai tratar de questões relativas aos cargos de caixa e tesoureiro.
Colônia de Férias | 21/10/2024
Aviso Importante
Informação importante aos associados do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí acerca da Colônia de Férias, localizada no Balneário Cassino, em Rio Grande.