Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Mobilização | 31/03/2022
Bancários e bancárias protestam em Dia de Luta no Santander

Nesta terça-feira, 29 de março, em Dia Nacional de Luta, sindicatos de bancários e bancárias do Brasil protestaram contra os abusos cometidos pelo banco espanhol Santander no Brasil. Trabalhadores e trabalhadoras do Banco reivindicam mais contratações, respeito à vida e melhores condições de trabalho. Os protestos também foram contra as demissões, metas abusivas e a decisão da direção do Santander Brasil de convocar para o retorno presencial as gestantes e bancários do grupo de risco.

O banco demitiu trabalhadores no auge da pandemia, inclusive doentes. Além disso, desrespeita a jornada dos bancários, sem pagar hora extra, não cumpre acordos, inclusive indo contra a legislação brasileira, fecha agências e setores bancários, ampliando a terceirização. O movimento sindical reivindica respeito aos acordos coletivos e à jornada de trabalho, mais contratações, bem como a continuidade do teletrabalho para grupos de risco e dos protocolos de prevenção à Covid-19.

Presente na mobilização, a diretora da Fetrafi-RS Denise Côrrea falou sobre a importância do Santander respeitar a vida dos(as) bancários(as) e a jornada de trabalho de seis horas. “O Santander é um banco internacional que explora os trabalhadores brasileiros, uma vez que grande parte do seu lucro não fica no Brasil. Além disso, desrespeita as leis trabalhistas que foram conquistadas pelo povo, chamando bancários para trabalhar aos finais de semana, sem hora extra”, declarou.

Durante o ato em Porto Alegre, o representante da Fetrafi-RS na Comissão de Organização dos Empregados do Santander, Luiz Carlos Cassemiro, afirmou que o Banco segue descumprindo os acordos assinados e desrespeitando seus trabalhadores. “As metas abusivas têm gerado cada vez mais o adoecimento físico e psíquico, ocasionando o burnout e depressão; colegas estão, cada vez mais, tomando antidepressivos para poder tocar seu dia dentro das agências bancárias. É lamentável essa postura”, pontuou.

Fonte: SindBancários POA e Região, com edição da Fetrafi-RS

OUTRAS MATÉRIAS
#APOSENTADORIA | 28/03/2024
Justiça determina que VR e VA sejam considerados como contribuição para aposentadoria
Em agosto de 2023 saíram as primeiras sentenças favoráveis aos(às) trabalhadores(as). Em janeiro passado, um número considerável de bancários(as) também obteve vitória.  
#MOVIMENTOSINDICAL | 28/03/2024
BB atende movimento sindical e contrata 88 para preencher vagas em CRBBs
Trabalhadores alertam que é preciso mais contratações para eliminar claros não apenas nas centrais de atendimento, mas em todas as áreas do banco.
#PREVI | 28/03/2024
Fetrafi-RS e Contraf-CUT apoiam Chapa 1 "Previ para os associados"
Conheça as propostas do grupo que defende os interesses das associadas e associados na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil.