Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Saúde | 25/03/2022
Movimento sindical cobra Banrisul sobre cumprimento das normas de proteção quanto à Covid-19

Representantes dos empregados e das empregadas do Banrisul discutiram, nesta quinta-feira, 24, na mesa da Comissão de Saúde com o Banco, a retomada do trabalho presencial e das sequelas pós-Covid. O movimento sindical fez cobranças e reivindicações para o retorno com segurança e dentro do marco legal da Portaria Interministerial MTP/MS n° 14, de 20 de janeiro de 2022.

“O Banrisul sempre foi tido como um exemplo no manejo da pandemia, tivemos protocolos avançados e o Gabinete de Crise. Mas, agora, os prefeitos parecem que estão querendo acabar com a pandemia por meio de decreto e isso nos preocupa muito”, iniciou a diretora de Saúde da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Corrêa. 

Além da cobrança para que o retorno ao trabalho presencial seja criterioso e dentro das normas federais vigentes, (os)as representantes dos(as) trabalhadores(as) reivindicaram a continuidade do home office para as gestantes e pessoas do grupo de risco para Covid que apresentem laudo médico. “Nós, do Sindicato, rechaçamos o convite do Banco para retorno de gestantes. A variante atual (do coronavírus) é mais contagiosa e ainda está matando de 300 a 500 pessoas por dia no Brasil”, afirmou Ana Lúcia Guimaraens, diretora do SindBancários Porto Alegre e Região Metropolitana.

De acordo com os representantes do Banrisul, o retorno ao trabalho presencial no prédio da Diretoria-Geral de 100% dos empregados e empregadas se dará nos dias 4 e 18 de abril, sendo 75% na primeira data e 25% na segunda. Entretanto, o prédio tem limitações impostas pelo Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), por isso alguns andares e unidades não terão suas vagas completamente preenchidas, o que vai resultar em um revezamento.

O Banco se comprometeu a republicar as orientações sobre os cuidados com a Covid-19 e a seguir rigorosamente os protocolos conforme Instrução Administrativa publicada no dia 21 de março. O movimento sindical respondeu que estará vigilante e atuante para fiscalizar se as normas serão mesmo cumpridas, principalmente com relação ao uso de equipamentos de proteção individual e distanciamento entre as estações de trabalho.

Com relação a gestantes e aos grupos de risco, os representantes do Banco responderam que não há nenhuma orientação para reavaliação de casos, mas que levarão a demanda para a diretoria. 

Pós-Covid

O pós-Covid para quem teve a doença também preocupa as entidades sindicais. “Temos preocupação com as sequelas, como problemas de memória, otites, infecções e problemas respiratórios que os colegas estão relatando”, pontuou a segunda secretária do SindBancários Porto Alegre e Região, Silvia Chaves.

No momento há 32 casos suspeitos e/ou confirmados para Covid-19 reportados dentro do Banrisul. No início de fevereiro, quando houve o surto, esse dado chegou a 700. Para avaliar as sequelas da Covid nos(as) banrisulenses, a representação dos(as) empregados(as) sugeriu que sejam incluídas perguntas sobre o tema no próximo questionário do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o que foi acatado pelo Banco. 

Além disso, segundo a representação do Banco, está em fase de finalização o protocolo de sequelas que será feito junto com o Moinhos de Vento. Os empregados e as empregadas que tiveram Covid-19 registrado serão chamados para essa análise. O Banco se comprometeu a apresentar o protocolo à Comissão de Saúde assim que estiver pronto.

Outros assuntos

Outros temas discutidos na mesa foram a disponibilização de vacinas contra o vírus Influenza. Segundo o Banco, a campanha de vacinação está sendo elaborada e será avaliada na próxima quarta-feira pelo Comitê formado pelo Banrisul e Cabergs Saúde. Também foram levantadas questões pontuais em agências do interior do estado, o retorno ao trabalho presencial de pais com filhos pequenos não-vacinados e a avaliação de desempenho das pessoas em home office. 

OUTRAS MATÉRIAS
Eleições Previ | 26/04/2024
Funcionários do BB têm até esta sexta (26) para votar nas eleições da Previ
O SEEB Santa Rosa apoia a Chapa 1 e a votação se encerra às 17h59
Seminário | 26/04/2024
Seminário debate sobre contribuição assistencial e revisão da CCT
MPT e assessorias jurídicas trazem orientações e questionamentos fundamentais para o debate das reivindicações da categoria e manutenção das entidades
Itaú | 25/04/2024
GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento
Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS