Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Movimentp sindical | 10/03/2022
Caixa usa promoção por mérito para penalizar empregados e o movimento sindical

Terminou em impasse a reunião da Mesa Permanente de Negociações entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e a direção da Caixa Econômica Federal sobre Promoção por Mérito, realizada na terça-feira (8).

A direção do banco já havia informado na última reunião do Grupo de Trabalho específico, que aceita pagar um delta para todos os trabalhadores, que não possuem impedimentos, em 2021. No entanto, a empresa insiste em manter a falta não justificada como um dos pontos de impedimento. A decisão penaliza empregados que tiveram uma única falta não justificada e ataca diretamente a organização de representação dos trabalhadores e todos os bancários que fizeram greve. Para os sindicatos é pura retaliação da empresa aos movimentos de luta dos trabalhadores. A Caixa informou em mesa o encerramento das negociações.

Os representantes dos empregados classificaram a decisão unilateral da direção da Caixa como uma afronta além de prática antissindical.
Os representantes de cada federação que compõe a CEE protestaram na mesa de negociações mostrando sua contrariedade ao posicionamento intransigente da direção do banco. Para a Comissão, com esta decisão, a direção de Pedro Guimarães impõe a estagnação na carreira de muitos empregados como forma de retaliação às lutas dos representantes dos bancários no movimento sindical.

Retardando as negociações

A representação dos empregados criticou ainda o fato de que foram sucessivos cancelamentos e adiamentos das negociações por parte da direção da Caixa, que tentou, por diversas vezes, retardar o debate sobre a sistemática de distribuição dos deltas.

Os sindicalistas protestaram também contra a utilização do programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), pois não o veem como uma ferramenta de desenvolvimento e sim como um instrumento de assédio aos trabalhadores.

Outras demandas

Mais uma vez a CEE cobrou a mesa de negociação sobre o Saúde Caixa. Em todo o país há um grande número de reclamações sobre problemas de autorizações, reembolsos e credenciamentos, entre outros.

A CEE cobrou ainda um posicionamento da Caixa quanto à contratação das Pessoas Com deficiência (PCDs) concursadas de 2021, que ainda aguardam a avaliação de recurso feito pelo banco para serem chamadas.

Outro preocupação dos empregados colocada na mesa de negociação é quanto as denúncias de possíveis novas reestruturações na Caixa. De acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a informação deve ser passada antecipadamente para o movimento sindical, o que não aconteceu até o momento. Outro ponto foi a retomada do debate sobre teletrabalho e banco de horas.

 

Confira a Proposta da Caixa

A proposta a ser implementada irá distribuir o primeiro delta para todos os empregados que não têm impedimentos como:

- Menos de 180 dias de efetivo exercício em 2021;
- Estar com contrato de trabalho suspenso na data da apuração da promoção;
- Ter penalidades no ano-base (advertência, suspensão, censura ética);
- Apresentar falta não-justificada;
- Estar na última referência salarial.
 

Já o segundo delta será distribuído para os empregados que atingirem a avaliação “desempenho excelente” no ciclo 2021, de acordo com o programa de Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP).

Fonte: Imprensa SeebRio

OUTRAS MATÉRIAS
#ITAÚ | 24/04/2024
GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento
Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS.
Banco do Brasil | 24/04/2024
Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas
Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho
Teletrabalho | 24/04/2024
Contraf-CUT lança caderno sobre teletrabalho
Com destaque para direitos e conquistas da categoria bancária para o home office, caderno foi apresentado em mesa do 4º Seminário Jurídico Nacional