Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Teletrabalho | 23/07/2021
Santander, queremos negociar o teletrabalho!

Entidades representativas dos trabalhadores bancários enviaram na quarta-feira, 21 de julho, uma carta à área de Relações Sindicais do Santander, subscrita também pela Fetrafi-RS e seus sindicatos filiados, reivindicando a abertura de negociações sobre teletrabalho.

“O Banco Santander implementou o teletrabalho há pelo menos um ano, através de Acordo Individual com os trabalhadores. Tal acordo resultou em prejuízos aos trabalhadores, como por exemplo, a ausência da marcação de ponto eletrônico, o que tem gerado acúmulo de horas a compensar” diz a carta enviada ao Santander.

“Tal fato representa insegurança jurídica para o Santander e perda de direito para os trabalhadores, que precisam controlar individualmente sua jornada”, justificam as entidades na carta.

“A exemplo do que vem ocorrendo com outros bancos, reivindicamos abertura de negociação coletiva sobre este tema, a fim de celebrarmos um acordo que garanta os direitos dos trabalhadores e maior segurança jurídica para o Santander”, acrescenta o texto.

Também assinam a carta a Contraf-CUT, a Fetec-CUT/SP, a Feeb-SP-MS, a Feeb BA-SE, a Afubesp, demais federações e sindicatos de bancários filiados à CUT.

“Até o momento o banco Santander não concordou em negociar o teletrabalho com o Sindicato. Fez acordo unilateral direto com seus trabalhadores sem ajuda de custo. Não sabemos como é o controle de ponto eletrônico. Estamos conversando com o banco para construirmos um ACT resguardando os trabalhadores e também como respaldo jurídico para o banco”, explicou o secretário executivo do SindBancários e funcionário do Santander, Luiz Cassemiro, que representa a Fetrafi-RS na Comissão de Empregados do Banco.

Fonte: SindBancários POA e Região, com edição da Fetrafi-RS

OUTRAS MATÉRIAS
Caixa Econômica Federal | 19/04/2024
Contraf-CUT e Fenae entram com ação na Justiça para anular migração das loterias da Caixa para subsidiária
Nesta quarta (17), o banco público emitiu comunicado informando que a transferência foi aprovada pelo seu Conselho de Administração
#FORMAÇÃO | 18/04/2024
Enafor debate como evitar avanço do autoritarismo
Encontro teve a participação da presidenta da Contraf, Juvandia Moreira, além de dirigentes sindicais de todas as regiões do país.
#LOTERIAS | 18/04/2024
Contraf-CUT e Fenae entram com ação na Justiça para anular migração das loterias da Caixa para subsidiária
O banco público emitiu comunicado, nesta quarta-feira (17/04), informando que a transferência foi aprovada pelo seu Conselho de Administração.